terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Estudar vai ser mais caro. Universidade Católica sobe os preços




Fonte: Nova Gazeta - 19 de Janeiro de 2015

Há colégios que se preparam para subir o preço das propinas, mas o Ministério da Educação avisa que isso deveria ter sido comunicado no ano anterior. No superior, a Universidade Católica já tem uma nova tabela: vai passar a cobrar 30 mil kwanzas por mês.
Alguns colégios já se preparam para aumentar as propinas, justificando com a subida do preço dos combustíveis. São os casos, por exemplo, do ‘Elizângela Filomena’ e do ‘Pitabel’, bem como os de Cabinda. Vai ser acrescentado mil a dois mil kwanzas ao valor actual das propinas. A confirmação é do presidente da Associação Nacional do Ensino Particular (ANEP), António Pacavira, que considera a subida “pacífica”, tendo em conta as “alterações macro-económicas”. 

“Os combustíveis subiram e, em função disto, os colégios também subiram as propinas”. A chefe do Departamento do Ensino Particular do Ministério da Educação tem, no entanto, outro entendimento e critica as instituições de ensino privadas que “gostam de fazer as coisas à maneira deles”. Zita de Sousa esclarece que o aumento do valor das propinas deve ser comunicado no ano lectivo anterior. “Qualquer colégio que quisesse subir a propina em 2015 devia remeter um documento ao gabinete do ministro para a sua apreciação”.

Apesar de reconhecer que existem colégios que “ainda não informaram” o MED sobre a subida dos preços das propinas, António Pacavira garante que “grande parte” dos colégios “está a cumprir” com os procedimentos legais. 

“Há colégios que já informaram as direcções provinciais de educação. Só que muitas delas não respondem. Levam muito tempo”, lamenta o líder da ANEP, ressaltando, no entanto, que os encarregados de educação foram “avisados” em Outubro e Novembro do ano passado.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Enviar um comentário