terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Retrospectiva na educação: Projecto "Meu Kamba" e inserção das línguas nacionais destacadas nas acções 2014



Fonte: Angop - 23 Dezembro de 2014

Luanda- A implementação do projecto "Meu Kamba" e a inserção das sete línguas nacionais no sistema de ensino, em 16 províncias, foram actividades desenvolvidas com êxito pelo Ministério da Educação (MED) ao longo do ano, afirmou nesta segunda-feira, em Luanda, o titular da pasta, Pinda Simão.

Pinda Simão fez tais afirmações na cerimónia de fim de ano, reforçando essas acções figuram no quadro da melhoria da qualidade do processo de ensino aprendizagem, do programa de desenvolvimento e estruturação da formação de professores,  especialistas e investigadores em educação.

O ministro destacou ainda a 4ª edição da feira das amostras do sistema de educação (Educa Angola 2014), a 5º edição das olimpíadas de Matemática e lançamento do portal do professor e a biblioteca virtual que dispõe em tempo útil informações valiosas no processo de ensino e aprendizagem.

No quadro do programa de fomento do empreendedorismo no ensino secundário fez saber que foram beneficiados 290 professores, 36 mil alunos e 155 escolas do I, II ciclo, escolas do ensino técnico profissional e de formação de professores.

Para atender as turmas de inclusão (ensino especial) foram formados em linguagem gestual 150 docentes nas províncias do Huambo, 60 no Cunene, 50 no Uíge, e 40 professores em Cabinda.

Foram adquiridos mais de 390 mil livros técnicos diversos para apetrechamento das bibliotecas dos Institutos Médios de Administração e Gestão, das províncias de Benguela, Bié, Zaire, Huambo, Namibe, Uige, Moxico, Cunene, Cuanda Cubango e Luanda.

 Ainda na senda das acções do MED, acrescentou que foram produzidos 27.099.259 e distribuídos 11.933.977 manuais escolares para o ensino primário.

O ministro avançou que o MED está a elaborar uma plataforma informática contendo aulas preparadas nas diferentes disciplinas do ensino primário e I ciclo do ensino secundário, como forma de apoiar os professores na planificação das actividades na sala e aulas.
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