terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Imigrantes ilegais detidos denunciam más condições


JAImagens

Por Rede Angola - 23.12.2014

Há uma testemunha que fala em dias sem água nem comida e outros referem a existência de extorsão pelos agentes da polícia.

Os imigrantes ilegais detidos pela Polícia Nacional estão a ser levados para um centro de detenção a 30 km da capital, em Kakila, no Bengo, onde são mantidos durante dias em más condições, alegadamente sem água e sem comida.

Testemunhas declararam que os imigrantes passam vários dias em condições extremamente difíceis, muitos queixam-se de extorsão por parte da polícia. Mesmo tendo documentos válidos, as autoridades detêm os estrangeiros enquanto desenvolvem a investigação, denunciam testemunhas citadas pela RFI.

“Não nos dão comida, nem água. Passamos por muitas dificuldades”, afirmou um dos homens, explicando também que entre os presos estão mulheres da África Ocidental. “Há uma mulher do Mali que deu à luz”, continuou.

O homem diz ainda que os detidos podem ficar muitos dias presos até que um juiz decida verificar cuidadosamente os documentos do cidadão estrangeiro.

O testemunho dado à RFI surge depois de este fim-de-semana a Polícia Nacional ter anunciado a detenção de quase 884 imigrantes ilegais, numa mega-operação no âmbito da luta contra a imigração ilegal que acaba, normalmente, com a expulsão daqueles que são apanhados. Há entre os detidos latino-americanos e europeus, no entanto, a maior parte é da República Democrática do Congo.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Enviar um comentário