sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Rubricado Memorando Tripartido para cooperação entre Angola, África do Sul e RDCongo



Fonte: Angop - 23 Agosto de 2013

Luanda - Um memorando de entendimento tripartido sobre o estabelecimento do diálogo e da cooperação entre os governos de Angola, África do Sul e da República Democrática do Congo (RDC), foi rubricado nesta sexta-feira, em Luanda, pelos ministros das relações exteriores dos três estados, no quadro da cimeira realizada hoje em Luanda

O entendimento, rubricado por Georges Chikoti (Angola), Maite Nkoana Mashabane (África do Sul) e Raymond Tshibanda (RDC), define a cooperação entre as partes na área de formação das forças armadas e da polícia da República Democrática do Congo.

Assinado na presença dos presidentes de Angola, José Eduardo dos Santos, da África do Sul, Jacob Zuma e da RDC, Joseph Kabila, o acordo prevê, no domínio económico, questões relacionadas com os portos do Lobito (Angola) e de Durban (África do Sul), bem como com a barragem hidroeléctrica do Inga (RDC).
Para o presidente da República Democrática do Congo, Joseph Kabila, que falou à imprensa no final da cimeira, o acordo tem dois grandes objectivos, sendo o primeiro o de apoiar os esforços da RDC nos mais variados domínios, com realce para a formação nos sectores da defesa e segurança.

Afirmou que o segundo objecto tem a ver com o que considerou de lançamento da cooperação entre os três países membros da Comunidade para Desenvolvimento da África Austral (SADC).

A cimeira tripartida realizada hoje em Luanda surge no seguimento de uma outra realizada a 12 de Março do ano em curso, na capital angolana.

A 12 de Março Angola, África do Sul e RDC criaram o mecanismo tripartido de relação e cooperação conjunta.

Trata-se de uma estrutura para consolidar a paz na região dos Grandes Lagos e salvaguardar as condições favoráveis à aplicação do Acordo Quadro para a Paz, Estabilidade e Cooperação na RDC, assinado em 24 de Fevereiro (2013) em Addis Abeba, na Etiópia.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Enviar um comentário