terça-feira, 6 de agosto de 2013

RENAMO está fora das eleições autárquicas



http://www.dw.de/image/0,,16917998_303,00.jpg
Fonte: DW

STAE confirma que partido não se inscreveu nesta terça-feira (6/8), data limite para o registro no pleito. MDM defende que RENAMO e FRELIMO deveriam ser responsabilizadas por "situação negativa que país esta a passar".

Após o fim do prazo legal de inscrição dos partidos e organizações paras as eleições autárquicas, a Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO) não consta entre as siglas concorrentes. A confirmação foi dada pelo Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE) à DW África no final da tarde desta terça-feira (6/7).

Dezoito partidos, grupos de associações e uma coligação já estão inscritos para as eleições autárquicas de 20 de novembro em Moçambique. O maior partido da oposição tem ameaçado boicotar o pleito caso não sejam atendidas as suas exigências, nomeadamente, em relação à lei eleitoral.

Na segunda-feira (5/7), a 13ª ronda negocial entre RENAMO e governo da FRELIMO (Frente de Libertação de Moçambique) voltou a terminar sem avanços. Face ao impasse político, o Movimento Democrático de Moçambique (MDM), a terceira força política do país, considera que tanto a FRELIMO como a RENAMO não estão interessadas num verdadeiro diálogo.

Na opinião do líder do MDM, Daviz Simango, os dois partidos pretendem coligar-se para dominarem o cenário político do país. "Não vão produzir nada porque é um diálogo de surdos", dispara Simango.
Para ele, FRELIMO e RENAMO se limitam a "gastar recursos do erário público sem produzirem nada". Ele diz que não há razões para que as duas formações políticas, que dizem estar em diálogo, levem tanto tempo para discutir o assunto.

"Há má vontade política e, de certo modo, também se nota o comodismo por parte da oposição. Nota-se que a RENAMO está a ficar atrás, a FRELIMO está a perder o terreno e há o interesse dos dois por tentarem travar o MDM", afirmou o líder do MDM em entrevista exclusiva à DW África.

Histórico de desavenças


Em clima de tensão política, a RENAMO contesta as eleições a 20 de Novembro. A FRELIMO, no poder, por sua vez, está em fase de eleição interna dos candidatos aos municípios. Por outro lado, o MDM, fundado em 2009, e que conta com oito deputados na Assembleia da República, está mobilizado.

Simango já anunciou que o partido irá, pela primeira vez, candidatar-se aos 53 municípios do país. "Não é negando ao processo de votação que se diz que se está a fazer política. O que se está a criar é a promoção da atitude arrogante do partido no poder", reclamou.

Ele lembrou que, em 1998, o partido no poder concorreu sozinho. Para ele não se pode permitir prejudicar os calendários eleitorais, os périplos eleitorais de 5 em 5 anos, dando início a "diálogos fantasmas, no lugar de mobilizar os moçambicanos para a mudança", ponderou Simango.

O líder do MDM salientou que o seu partido deseja que hajam eleições. Ele não aceita que sejam criadas "linguagens ou situações para se dizer que o país está num estado de sítio e que não há condições para eleições".

Simango acha que as duas siglas adversárias deveriam ser responsabilizadas pelo que qualificou como "situação [política] negativa que Moçambique está a passar".

Quebra de hegemonia

O Movimento Democrático de Moçambique é o único partido da oposição moçambicana que governa duas autarquias: Beira e Quelimane, no centro do país. Daviz Simango irá recandidatar-se, pela terceira vez, ao município da Beira e seu correligionário Manuel Araújo voltará a concorrer em Quelimane.

O partido já apresentou os candidatos para a capital e ainda para a província de Sofala (centro) e Nampula (norte). Neste momento, o MDM prepara a recolha de assinaturas dos apoiantes para que possa estar presente em todos os municípios.

Questionado sobre os objetivos do Movimento Democrático de Moçambique para as autárquicas, Daviz Simango respondeu que o MDM não está sob pressão. "Estamos a entrar no campeonato, estamos a entrar no jogo eleitoral e vamos ver onde podemos chegar", afirmou. Para ele, o importante é vencer "de uma forma justa e transparente".

"Gostaríamos de alertar ao partido no poder que não use a violência, que não instrumentalize a polícia porque nós não queremos violência nestas eleições, como aconteceu em Inhambane e como tem acontecido noutros pleitos eleitorais", disse. Simango também chamou a atenção do STAE, que está a organizar o processo no terreno, para que "promova a transparência".
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Enviar um comentário