sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Namibe: Hotéis e similares aprontam-se para Mundial



Fonte. Angop - 23 Agosto de 2013

Namibe- A aproximação do arranque do 41º Mundial de Hóquei em Patins está a alterar a rotina nos pontos turísticos da província do Namibe, onde se assistem, diariamente, trabalhos de fundo para mudar a imagem de hotéis, restaurantes e similares.

A correria e preocupação em tornar impecáveis os pontos de acolhimento tomam conta de empresários, governantes, turistas e gente comum, que correm, cada um ao seu ritmo, para estar à altura do evento.
Em termos infra-estruturais, muito ainda há a fazer até ao começo da prova em Setembro próximo, mas alguns serviços essenciais começaram já a aproximar-se da sua imagem definitiva.

(Hotel Infotur está na recta final)

Este retrato é notório no Hotel Infotur, onde a equipa de reportagem da Angop testemunhou avanços nos trabalhos de acabamento da estrutura.

Ao contrário dos primeiros períodos da construção, as máquinas pesadas estão agora em menor número, mas homens destemidos continuam a trabalhar, de dia e noite, para aprontar a obra daqui a 15 dias.
Este será um dos principais hotéis do comité organizador e hospedará todas as delegações oficiais inscritas para a prova, menos jornalistas.

Pela sua importância, nada pode falhar, daí o trabalho estar a ser caprichado até ao último detalhe.
A prova aproxima-se em velocidade cruzeiro, mas essa aproximação em nada faz temer os responsáveis do sector do Comércio, Hotelaria e Turismo, como assegura a sua titular, Amélia Camunheira.

A responsável afirma, sem qualquer margem para erro, que o Hotel Infotur estará pronto em pouco mais de 20 dias e terá condições para acolher condignamente as delegações estrangeiras.

O hotel tem a classificação de quatro estrelas, mas os seus serviços garantem conforto e sua localização facilita o acesso a algumas das principais praias da cidade do Namibe, como Praia Amélia e a Praia das Escadinhas.

Amélia Camunheira informa que a unidade hoteleira tem 126 quartos, restaurante para 150 pessoas, bar, cozinha e pastelaria. Tem ainda lanvandaria, sala de jogos, sala de conferência para 180 pessoas, centro de acesso à internet, ginásio e piscina.

A responsável responde, sem qualquer temor, a questão que mais inquieta a sociedade e o comité organizador. "O hotel estará pronto num prazo não superior a 15 ou 20 dias", assegura.

"A ser assim, teremos então as condições de alojamento para as delegações desportivas que, por uma questão de melhor acomodação, vão ficar neste Hotel Infotur", precisa.

Além desta unidade, diz estarem servidos com os Hotéis Chic Chic e Moçamedes, bem como algumas pensões e similares.

"Para o Hotel Chic Chic estamos a falar de 77 quartos, que comportam cerca de 120 camas. Por altura do Mundial, vai acolher as delegações de jornalistas e equipa técnica. Temos ainda o Hotel Moçamedes para os turistas e visitantes que queiram também estar aqui connosco, durante o Mundial, além de um condomínio da Caixa Social, que comporta oito residências e um total de 32 camas, para apoiar outras delegações necessárias", adianta.

Disse haver ainda mais de 300 hospedarias e pensões a nível de toda a província, sendo o município sede aquele que concentra o maior número.

Estes serviços estarão disponível para as pessoas envolvidas no Mundial de Hóquei, mas têm portas abertas para aqueles que vierem à província, nesta mesma altura ou em outra ocasião para mero turismo.

(Restaurantes aprimoram serviços)

A província do Namibe está a fazer um grande esforço para ter potencial e condições de suportar a demanda, mediante construção de novos centros hoteleiros, como o Hotel Infotur.

Dada a sua estrutura, o mesmo servirá de mola impulsionadora para quem queira, no futuro, acomodar-se na província para viver, in loco, todo o seu maravilhoso potencial turístico.

Os restaurantes são um ponto importante para dar visibilidade ao trabalho e, como tal, medidas estratégicas foram traçadas pela Direcção Provincial do Comércio, Hotelaria e Turismo.

Segundo a sua titular, está em curso no Namibe um processo de formação dos funcionários das unidades já existentes a nível da província, com cursos de restaurante e bar, recepção e andares, guias turísticos, cozinha, pastelaria e gestores.

"Durante este período já recebemos vários formadores. Cada um trouxe diferentes módulos e então eles estão a ter um contacto e preparação, para na altura da realização do Mundial termos funcionários capazes de corresponder", afirma.

Informa que as unidades hoteleiras, restaurantes e similares foram orientadas pelas autoridades centrais a trabalhar, neste período, com uma tabela pre-estabelecida pela instituição.

"Foram orientados a trabalhar com um preço já estipulado pelo Ministério da Hotelaria e Turismo, a não cobrar mais de seis mil kwanzas a refeição. Os quartos vamos trabalhar por categoria. Os de cinco estrelas não podem passar do equivalente a 350 dólares (35 mil kwanzas), os de quatro não podem passar de 300 (30 mil kwanzas) e os de três estrelas não podem passar de 250 dólares (25 mil kwanzas)", adianta.

"As pensões e unidade mais limitadas é que vamos ter de ver, em função das condições de cada uma, qual será o preço máximo a estipular. Mas também não passarão de seis mil kwanzas", assegura.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Enviar um comentário