sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Presidente da República considerou um êxito cimeira tripartida


 
Fonte. Angop - 23 Agosto de 2013

Luanda - O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, considerou um êxito a cimeira tripartida realizada esta sexta-feira, em Luanda, que juntou os Chefes de Estados de Angola, África do Sul e da República Democrática do Congo (RDC).

Ao falar à imprensa no final da reunião, o Chefe de Estado angolano,  que esteve ladeado pelos homólogos Jacob Zuma (África do Sul) e  Joseph Kabila (RDC), informou que o encontro serviu para analisar a  situação que prevalece na República Democrática do Congo,  sobretudo, na parte leste deste país.

Também estudamos, prosseguiu o Presidente da República, os passos  seguintes a dar para a implementação do acordo.

“Estamos bastante felizes porquanto tivemos uma cimeira com  resultados positivos. Agora cabe aos ministros das relações exteriores  dos três estados encontrar uma data para reunir e discutir os detalhes da implementação do memorando”, frisou o Presidente da África do  Sul, Jacob Zuma.

Por sua vez, o Presidente da República Democrática do Congo,  Joseph Kabila, realçou que após a assinatura do acordo, as atenções  estão agora voltadas para a implementação do memorando.

Assegurou existir já um plano de acção acordado entre os três países  e considerou que “o importante agora é a celeridade com que vai ser  implementado esse plano de acção”.

A cimeira tripartida realizada hoje em Luanda surge no seguimento de  uma outra realizada a 12 de Março do ano em curso, na capital  angolana.

A 12 de Março Angola, África do Sul e RDC criaram o mecanismo  tripartido de relação e cooperação conjunta.

Trata-se de uma estrutura para consolidar a paz na região dos Grandes  Lagos e salvaguardar as condições favoráveis à aplicação do Acordo  Quadro para a Paz, Estabilidade e Cooperação na RDC, assinado em  24 de Fevereiro (2013) em Addis Abeba, na Etiópia.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Enviar um comentário