sexta-feira, 12 de julho de 2013

Jovens estão à frente no acesso à habitação



Fonte. Jornal de Angola

O ministro José Silva disse ontem na abertura do primeiro conselho consultivo do Ministério do Urbanismo e Habitação, no Wako Kungo, que  já foi aprovado pelo Executivo o programa que contempla a prioridade do acesso dos jovens às novas urbanizações e ao crédito bancário.

O processo para tornar eficiente o Programa Nacional de Urbanismo é também uma das preocupações do ministério. O fluxo contínuo de pessoas dos meios rurais para as cidades, frisou, reforça as exigências do planeamento pelas estruturas do sector, visando ordenar a construção de habitações e outros projectos com infra-estruturas que salvaguardem o saneamento básico e a defesa do Ambiente.

“O fluxo contínuo de pessoas que trocam as áreas rurais pelas áreas urbanas em busca de melhores oportunidades demonstra que a vida nas urbes é uma proposta de valor sem concorrência”, disse o ministro, salientando que para inverter o quadro é preciso reforçar o planeamento, a organização e uso do espaço urbano.  Quanto à necessidade da defesa e salvaguarda do património arquitectónico histórico das cidades, o Ministro do Urbanismo e Habitação anunciou planos para o seu restauro, cujo processo, pela sua especificidade, vai envolver os sectores da Cultura na troca de informações que permitam traçar estratégias comuns no sector público e privado.

A anteceder a abertura do Conselho Consultivo, o governador  do Kwanza-Sul, Eusébio de Brito Teixeira, disse que o governo não está alheio à dinâmica do programa do Executivo e já elaborou os planos directores municipais e planos de urbanização em todas as áreas urbanas e suburbanas com o objectivo de propiciar no futuro um ambiente salutar ás populações. Eusébio de Brito Teixeira reconheceu que  a dinãmica da evolução das sociedades gerou muitos constrangimentos, e em especial no Kwanza-Sul, verificando-se uma forte concentração  de pessoas  e actividade nos centros urbanos e uma profunda transformação que vem descaracterizando as cidades.

O conselho consultivo decorre sob o Lema “Urbanizar para Melhor Habitar”.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Enviar um comentário