quarta-feira, 5 de junho de 2013

Polícia quer acabar com fenómeno "Kupapatas"


http://www.portaldeangola.com/wp-content/uploads/2012/10/Kupapatas1.jpg

Fonte: Angop

Malanje - A Polícia Nacional em Malanje está a estudar mecanismos para travar a prática ilegal de moto táxi no casco urbano, por formas a se evitar os constantes acidentes provocados pelos moto-taxistas, vulgo "Kupapatas".

O “fenómeno”, segundo a Polícia Nacional, tem causado, para além de acidentes, desordem no trânsito, porquanto a maioria dos moto-taxistas exercem o papel de táxi de forma ilegal, por essa razão, urge acabar com isso, bem como definir as áreas de circulação dos mesmos.

Para o efeito, a Comissão Provincial de Ordenamento de Trânsito, coordenada pelo Comando Provincial da Polícia Nacional e integrada pela Administração Municipal de Malanje, direcções provinciais dos Transportes e da Juventude e Desportos, reuniu-se para juntos encontrarem as vias que visam banir a condução ilegal de motorizadas ao serviço de táxi e não só, bem como estipular as zonas de intervenção e os períodos de circulação dos "Kupapatas".

Entretanto, o comandante provincial da polícia em Malanje, comissário António José Bernardo “Tony Bernardo”, mostrou-se preocupado com o número de acidentes provocados por motociclistas.

Explicou que medidas deverão ser tomadas, no sentido de se disciplinar o trânsito por parte dos moto-taxistas e através da Direcção Provincial dos Transportes, Correios e Telecomunicações, em colaboração com a Administração Municipal de Malanje, se licenciar os jovens para serviços de táxi.

“Vamos impedir que a juventude continue a desenvolver de forma desordenada, desorganizada e perigosa na forma como o fazem, para com a participação dos órgãos da administração do Estado encontrarmos as formas de correcção e integração dos mesmos no processo produtivo”, frisou.

Para tal, o comandante apontou a necessidade de se realizar acções de sensibilização dos automobilistas para se legalizarem e cumprirem com as regras de trânsito, bem como orientou a Direcção Provincial de Viação e Trânsito no sentido de promover acções de formação e exames de condução aos motoqueiros.

Essa medida, defendeu, vai ajudar os jovens a exercerem a actividade de forma legal e a estarem habilitados para o trabalho de táxi, cuja medida deverá ser levado a cabo dentro de 45 dias, por parte da unidade de viação e trânsito.

No prosseguimento das deliberações do encontro e das orientações do comandante da polícia em Malanje, a Direcção Provincial de Viação e Trânsito levou a cabo terça-feira, nas artérias da cidade de Malanje, uma campanha de sensibilização aos automobilistas, para o cumprimento das regras de trânsito, como pressuposto para se evitar acidentes e manter a tranquilidade na estrada.

A jornada se consubstanciou na passagem de mensagens sobre o uso do cinto de segurança, capacete e outros acessórios de segurança, bem como na ajuda as crianças, idosos e deficientes a atravessar a via.

A campanha decorreu sob o lema “Peão consciente, peão seguro” e termina hoje.

As avenidas Pioneiro Zeca, Hoji ya Henda, Coronel Bento e Comandante Dangereux, as estradas nacionais 230 e 140, bem como as vias que dão acesso aos municípios do Quela, Caculama e Cangandala são apontadas como as de maior frequência de acidentes.

←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Enviar um comentário