quarta-feira, 19 de junho de 2013

Dirigente do MPLA publica notícia falsa de assassinato de homem branco incriminando a UNITA




Fonte: Drowski3.blogspot.com

Um quadro  do comitê provincial do MPLA em Luanda,  Fernando de Matos Mota, disseminou hoje na rede social Facebook, uma imagem de um jovem de raça branca assassinado e justificou que teve informações de que o crime foi realizado por homens que vestiam camisolas do maior partido da oposição, a UNITA.

O dirigente do MPLA, Matos Mota Kito como é conhecido no Facebook, postou:

“MATAM UM HOMEM NO ZANGO
Por volta das 19 horas de ontem, um homem identificado como Maicon Vinícius Moreira Silva foi atingido com pelo menos dez tiros no bairro do Zango. Segundo testemunhas apareceram no local uma viatura, com cinco homens aproximadamente, dois dos quais com camisolas da UNITA, dizendo que os brancos estão a extorquir a nossa riqueza (racismo), e não devem cá ficar, ou vocês saem a bem ou agora vamos matar só brancos, porque nós não gostamos da vossa raça, conforme relata o Jornal do Povo Angolano.”

A imagem publicada pelo dirigente do MPLA do Município das Ingombotas, Fernando de Matos Mota ou simplesmente “Matos Mota Kito”, foi retirada num artigo na internet que informava sobre o índice de assassinatos que atingiu 138 mortes no município de Itabuna, no estado da Bahia no Brasil, em 2011.

A mesma fotografia usada por Matos Mota Kito, pode ser encontrada na página VALCABRAL.BLOGSPOT.PT (http://valcabral.blogspot.pt/2011/12/itabuna-soma-138-assassinatos-em-2011.html).

Matos Mota Kito, que apresenta-se no Facebook como cristão católico, administrador do Fmm-Social Mota Lda, e formado pela Universidade Agostinho Neto, é uma figura controversa já conhecida por ter alegadamente tentado quebrar a cultura de candidaturas por indicação no partido no poder, MPLA.

Num artigo publicado aos 4 de Abril deste ano, o portal de notícias Club-k.net, reportou que haviam suspeitas de que o MPLA tivera aberto um processo disciplinar contra o seu militante, Matos Mota Kito, por este ter apresentado candidatura à liderança do partido no Município da Ingombota.

Segundo o artigo, Matos Mota Kito disse “que goza de apoio de uma  considerável base no  seio da juventude e também de uma ala de veteranos  que vêem nele ambição para retração do  eleitorado opositor”.
A realidade é que o distrito  da Ingombota, que é uma das áreas que congrega as elites ligadas ao partido no poder, tem uma forte complexidade eleitoral porque a UNITA ganhou neste município nas primeiras eleições gerais de 1992 e em 2012 houve disputa com a coligação CASA-CE.

O portal adiantou também que Fernando Mota foi candidato ao posto de líder do partido na Ingombota, na última conferência municipal (eleito com mais de 2000 votos) tendo  recuado por decisão do Primeiro  Comitê Provincial do MPLA,  Bento Bento,  que  orientou-lhe a ceder o cargo para  a actual  Secretaria, Joana Quintas, sob alegação de se dar prioridade ao gênero.

A incriminação do assassinato falso à UNITA teve repercussões alarmantes na rede social Facebook, onde centenas de usuários criticavam a UNITA pelo suposto acto, mas a situação reverteu-se quando houve a descoberto da verdade sobre a imagem proveniente do Brasil.

No momento da escrita deste artigo, perante inúmeras críticas, o controverso militante do MPLA, Matos Mota Kito, não aparecia reagindo na rede social Facebook.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Enviar um comentário