domingo, 23 de junho de 2013

DIÁLOGO COM A JUVENTUDE: Polícia detem cerca de 10 jovens do Movimento Revolucionário



Fonte: Drowski3.blogspot.com

Luanda – Dois dias depois que o Presidente da Reública, José Eduardo dos Santos, reuniu com líderes de 30 organizações juvenis, excluindo o Movimento Revolucionário, a Polícia Nacional prendeu cerca de 10 membros do mesmo grupo quando pretendiam realizar uma mesa-redonda no Município do Cazenga.

O tema do encontro seria "a exclusão social em Angola" e os prelectores seriam: o lider da juventude da UNITA, Mfuka Muzemba, a activista cívica Ermelinda Freitas,  o dirigente do partido político Bloco Democrático, Nelson Pestana Bonavena, o activista cívico David Álvaro, e contaria com a seguinte agenda:

10 - Concentração
10h15 - Apresentação dos Palestrantes
10h20 - Breve momento Cultura
10h30 - Exposição do Tema: Exclusão Social
11h30 - Intervenções da Plateia
13h - Fim da actividade

O Local da actividade seria na Rua dos Coqueiros, Próximo do Marco Histórico 4 de

Quando eram 9 horas da manhã de Domingo, 23 de Junho, cerca de 7 carros patrulhas da Polícia Nacional concentrou-se frente ao Marco Hostórico do Cazenga.

A população aglumerou-se mostrando-se assustada com o aparato policial fortemente armado que começou a fazer buscas dentro do bairro.

Os jovens do Núcleo do Cazenga do Movimento Revolucionário haviam anunciado o evento na esquadra da polícia local que negou receber a carta, e sendo assim, não sabendo do local do encontro, fez embuscadas em vários locais, incluindo um recinto chamado "salão da antena" mas sem sucessos.

As cerca de 7 carros patrulhas da polícia enquanto estacionavam frente ao Marco Histórico do Cazenga


Dando conta da situação, os jovens do Movimento Revolucionário cancelaram a realização do forum de reflexão sobre “a exclusão social em Angola”.

Alex, um dos organizadores da mesa-redonda, foi detido com quase uma dezena dos seus companheiros quando tentavam desmobilizar os convidados.

Horas depois, os jovens foram postos em liberdade e Alex explicou que enquanto detidos, os agentes da polícia os aconselhavam a não organizarem tais eventos e que eles apenas cumpriam ordens superiores.

Na Sexta-feira, 21 Jubnho 2013, o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, reuniu com 30 líderes de várias organizações juvenis, excluindo o Movimento Revolucionário, e considerou o encontro como o abrir de “uma nova página no diálogo com a juventude”.

Segundo o Jornal de Angola, o encontro decorreu no Salão Nobre do Palácio Presidencial da Cidade Alta, onde o PR José Eduardo dos Santos afirmou o seguinte:

“A manifestação é um direito consagrado em todas as leis magnas, em todas as constituições dos Estados democráticos de direito. Nós não poderíamos ser uma excepção a essa regra. Normalmente sai-se para a rua ou para acções violentas quando não há diálogo, ou quando as pessoas não se entendem. Vamos fazer manifestações para quê se nós estamos abertos para o diálogo? Precisamos é de encontrar formas mais rápidas de levar a cabo esse diálogo entre a juventude e o Executivo, a todos os níveis. Eu prefiro o diálogo. A concertação”.

O Movimento Revolucionário é um grupo de jovens que tem realizado manifestações em Angola desde 7 de Março de 2011 e contesta, entre outras exigências, a saída de José Eduardo dos Santos na Presidência de Angola.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

1 comentário:

  1. E vamos continuar, nós é que vamos lhe mostrar a porta de saída...
    Desde quando uma Palestra é crime? os crimes que eles cometem os tais policias não vão atrás deles, RUA, BASTA... 33 é muito

    ResponderEliminar