segunda-feira, 20 de maio de 2013

Se o Chivukuvuku não faz parte da elite multimilionária, é porque a mesma elite não existe em Angola: disse a politóloga Nilsa Ernesto






Analise Politica do Discurso do líder da CASA-CE Abel Chivukuvuku, na SIC-Portugal:
Fonte: Polítologa Nilsa Ernesto Ernesto (Facebook)

O líder partidário Abel Chivukuvuku (CASA-CE), na sua entrevista a SIC, abordou o futuro do País, da política até a economia, considerando a nossa economica como sendo caracterizada por um capitalismo anarquico, dominado por uma pequena clique de pessoas que vão enriquecendo de forma ilícita que não prestam contas e que não fazem o exercício do orçamento geral do Estado de forma transparente, e controlada aonde as desigualdades vai aumentando, quando a maioria da população é pobre 60%.
Considerou ainda, que existe em Angola a elite de bilionário, milionários e multimilionários, que vão enriquecendo de forma ilícita.

Como pode o lider partidário Abel Chivukuvuku (CASA-CE), afirmar tais factos, se a opção do MPLA, regime no poder, é por um modelo de desenvolvimento sustentável do ponto de vista territorial, economico e social mantém-se actual. Trata-se do modelo que garante mais equilibrio no desenvolvimento economico, mais equidade, mais crescimento do emprego e maior popança interna, mais respeito pela natureza, e pelas liberdades individuais, maior partilha e maior participação, numa sociedade do conhecimento, moderna, aberta ao exterior, com presença de investimento directo nacional e estrangeiro e com maior intervenção do mercado, da iniciativa privada e da concorrência.
Com este modelo, o MPLA tem dado passos seguros com vista a criar uma sociedade justa, equitativa e culturalmente desenvolvida e em que seja erradicada a fome e a miséria. Uma sociedade assente na igualdade de oportunidades para os cidadãos e com realce para o desenvolvimento humano e justiça na distribuição do rendimento nacional, de modo a assegurar a estabilidade política e social. Enfim, uma sociedade que agranta o acesso generalizado das famílias à habitação condigna, à agua potavél e à energia eléctrica, aos serviços da educação e saúde e a outros bens públicos que contribuam para o seu bem estar social.
Entretando o mesmo (líder da CASA-CE) reconheceu que a nossa economia cresceu, produzindo liquidez! Humm como pode isso acontecer, peranto os factos acima apontados pelo mesmo???
De facto posso afirmar, que o lider da CASA-CE, Abel Chivukuvuku, foi infeliz na sua intervenção, porque a razão de ser de toda a ciência economica é o homem. Por isso, as relações entre o crescimento demografico e o desenvolvimento economico estão na origem da teoria economica.
A avaliação da pressão deemografica sobre os recursos e determinação dos pontos de equilíbrio entre o crescimento da população e o crescimento da riqueza influênciaram o pensamento dos classicos da ciência economica e continuam a constituir nos dias de hoje uma variável fundamental do processo do planeamento estratégico do desenvolvimento.
Em países como Angola, onde o equilíbrio demografico ainda está longe de se verificar, as questões demograficas adquirem uma importância estratégica.

Como O líder da CASA-CE, pode afirmar, que existe em Angola a elite de bilionário, milionários e multimilionários, que vão enriquecendo de forma ilícita, que não prestam contas e que não fazem o exercício do orçamento geral do Estado de forma transparente, e controlado, se no que se refere as contas públicas, o Saldo Global do OGE (Orçamento Geral do Estado) em percentagem do Produto Interno Bruto (PIB) evoluiu de um deficit de 8,1% em 2002, para um excedente de 11,3%, em 2007.
Como consequência da crise economica de financeira mundial iniciada em 2008, o excedente das contas públicas caiu nesse ano para 8,8% e em 2009, ano do impacto total da crise, registou-se um deficit de 4,4%. Em 2010 verificou-se um excedente de 7,7%, enquanto em 2011 este excedente voltou a conhecer um incremento, tendo-se situado em 8.7% do PIB.

Obs: Eu ainda não faço parte a elite de bilionário, milionários e multimilionários, que vão enriquecendo de forma ilícita, rsrsrkkk. E você também faz parte desta elite? Se não então é porque elas não existem, tudo mentira do lider da CASA-CE rsrsr
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Enviar um comentário