segunda-feira, 20 de maio de 2013

“Os objectivos definidos para a realização do censo estão a ser cumpridos” - Síntese das principais notícias da Angop nas últimas 24 horas




Fonte: Angop – 21.05.2013
Luanda - A Agência Angola Press, Angop E.P., incluiu na sua emissão das últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos nacionais:

Indicação

Angola foi indicada, em Genebra, vice-presidente da Assembleia Mundial da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Cooperação

As autoridades angolanas e cubanas estudam mecanismos para uma melhor coordenação da cooperação existente entre os dois países, bem como para o seu incremento - disse, em Luanda, o ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti.

Construção

O vice-presidente do Conselho de Ministros da República de Cuba, Ricardo Cabrisas Ruiz, manifestou, em Luanda, o desejo de o seu país incrementar maior cooperação com Angola no sector de construção civil.

Melhorias

O ministro da Saúde, José Van-Dúnem, afirmou, em Genebra (Suiça), que a situação da saúde em África melhorou significativamente na última década.

Autarquias

O secretário de Estado para os Assuntos Institucionais e Eleitorais, Adão de Almeida, sublinhou, na cidade do Sumbe, a disponibilidade e vontade do Executivo Angolano de discutir, com todos no país, as diferentes questões de implementação das autarquias locais

Formação

O Ministro da Educação, Mpinda Simão, destacou na Costa de Sauipe, Estado da Bahia, a importância estratégica do Plano Nacional de Formação de Quadros elaborado por orientação do Chefe do Executivo, José Eduardo dos Santos.

Aumento

O sistema angolano de ensino superior conta com cento e cinquenta mil estudantes inscritos em cinquenta e três instituições de Ensino - anunciou, na Costa de Sauipe, Estado da Bahia, o ministro do Ensino Superior de Angola, Adão do Nascimento.

Minerais

O ministro angolano da Geologia e Minas, Francisco Queiróz, participou, em Tóquio, Japão, na reunião dos Ministros Africanos e do Japão, responsáveis pelos recursos naturais e minerais.

Alimentação

O ministro da Agricultura, Afonso Pedro Canga, afirmou que o Executivo, liderado pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, continua a trabalhar em programas agrícolas, para garantir a auto-suficiência alimentar no país.

Reforço

O ministro de Estado e Chefe da Casa Civil, Edeltrudes Maurício da Costa, discutiu, em Luanda, com o vice-presidente do Conselho de Ministros de Cuba, Ricardo Cabrisas Ruiz, questões ligadas ao reforço da cooperação entre os dois países.

Funeral

Os restos mortais do cidadão angolano Orlandino Pedro, falecido na última terça-feira, por alegada insuficiência respiratória, no Hospital de Faro (região de Algarve, Portugal), e que tinha sofrido uma “cirurgia polémica” há nove anos, foram a enterrar no Cemitério Novo de Albufeira.

Premiação

A Associação Internacional de Escritores e Artistas, Literarte, atribuiu ao embaixador de Angola no Brasil, Nelson Cosme, o Prémio Literarte de Cultura 2013, pela sua contribuição ao desenvolvimento cultural.

Resgate

O Conselho Provincial do Kwanza Sul da Cruz Vermelha de Angola (CVA) pretende formar voluntários, para que em parceria com as emergências médicas, protecção civil e bombeiros participem das operações de resgate em caso de sinistralidade.

Centenário

O camponês Bartolomeu Cambinda Vunongue celebrou, na aldeia de Malengui, município do Cuchi, província do Kuando Kubango, 115 anos
de vida.

Censo

A coordenadora técnica-adjunta do gabinete central do censo da população e habitação, Margarida Lourenço, assegurou que os objectivos definidos para a realização do censo estão a ser cumpridos.

Detenção

Um cidadão gambiano foi detido, em Luanda, com mais de dois milhões de dólares, na altura em que embarcava no voo da Taag para a cidade de Joanesburgo, África do Sul.

Venda

A escritora Ngoguita Diogo vendeu e autografou as suas obras “Acudam Maria do Rangel", "Minha Baratinha" e "Sanay”, no Instituto Superior Politécnico, no Sumbe, província do Kwanza Sul.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Enviar um comentário