segunda-feira, 20 de maio de 2013

Assinala-se hoje o Dia Internacional da Biodiversidade




 
Fonte: Angop – 21.05.2013

Luanda – Assinala-se hoje, 22 de Maio, o Dia Internacional da Biodiversidade ou da Diversidade Biológica, instituído pela Assembleia-Geral das Nações Unidas, a 20 de Dezembro de 2006.

A efeméride tem como objectivo promover o conhecimento sobre a biodiversidade e alertar para os problemas a ela associados como as alterações climáticas, as rápidas mudanças nos diferentes habitats e as consequentes modificações nas taxas de reprodução animal e no crescimento das plantas.

A biodiversidade é o termo utilizado para definir a variabilidade de organismos vivos, flora, fauna, fungos macroscópicos e micro-organismos, abrangendo a diversidade de genes e de populações de uma espécie, a
diversidade de espécies, a diversidade de interacções entre espécies e a diversidade de ecossistemas.

Biodiversidade inclui, assim, a totalidade dos recursos vivos, ou biológicos, e dos recursos genéticos, e seus componentes. A espécie humana depende da biodiversidade para a sua sobrevivência.

Actualmente, estima-se em 1,7 milhões o número de espécies identificadas. O número exacto de espécies existentes sobre a Terra é ainda desconhecido e a sua estimação varia entre cinco e 100 milhões.

A extinção das espécies vivas presentes sobre o planeta é um fenómeno natural que se inscreve no quadro do processo da evolução.

Contudo, devido às actividades humanas, as espécies e os ecossistemas são hoje objecto de ameaças mais graves do que em qualquer outra época histórica.

As perdas tocam particularmente as florestas tropicais, onde vivem 50 a 60% das espécies identificadas, assim como os rios e os lagos, os desertos e as florestas temperadas, as montanhas e as ilhas.

De acordo com as estimações mais recentes, tendo em conta as taxas actuais de desmatamentos, assistiremos ao desaparecimento de dois a oito porcento das espécies vivas planeta nos próximos 25 anos.

A Biodiversidade é uma das propriedades fundamentais da natureza, responsável pelo equilíbrio e estabilidade dos ecossistemas.

As funções ecológicas desempenhadas pela biodiversidade são ainda pouco compreendidas, muito embora considere-se que ela seja responsável pelos processos naturais e produtos fornecidos pelos ecossistemas e espécies que sustentam outras formas de vida e modificam a biosfera, tornando-a apropriada e segura para a vida.

A diversidade biológica possui, além de seu valor intrínseco, valor ecológico, genético, social, económico, científico, educacional, cultural, recreativo e estético.

Com tamanha importância, é preciso evitar a perda da biodiversidade e cada vez mais preservá-la.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Enviar um comentário