domingo, 26 de maio de 2013

Obras do ex-mercado Roque Santeiro são do Ministério da Construção - Bento Soito


24-05-2013 | Fonte: Angop
 
O director do Gabinete Técnico de Reconversão Urbana do Cazenga e Sambizanga, Bento Soito, afirmou que as obras previstas para o antigo espaço em que estava o mercado Roque Santeiro e as encostas da Boavista, no distrito urbano do Sambizanga, são da responsabilidade do Ministério da Construção.

Em declarações à Angop, Bento Soito afirmou que o gabinete não tem interferência, de momento, nas obras do Roque Santeiro e da Boavista. "Nós, enquanto gabinete, fazemos a intervenção nos espaços que estão sob a nossa responsabilidade", pontualizou.

"Entre outras obras, que não são acompanhadas pelo Gabinete, mas da responsabilidade única do Ministério da Construção, constam os trabalhos de recuperação da avenida que sai da Boavista e liga à Senado da Câmara, atravessando a avenida Ndunduma, dando continuidade à Lueji Ankonda na rotunda da Boavista", acrescentou.

Questionado sobre o processo das obras no distrito urbano do Sambizanga, Bento Soito afirmou que a primeira fase de construção de infra-estruturas está adiantada, mas, quanto à construção dos edifícios habitacionais e dos equipamentos sociais, está relativamente atrasado.

Segundo a fonte, a primeira fase que é a construção de redes técnicas de abastecimento de água, energia, arruamentos com passeios, telecomunicações e valas de drenagem está praticamente concluída, faltando a edificação dos edifícios habitacionais."No Cazenga, é o contrário, as infra-estruturas estão construídas em cerca de 50 por cento, temos oito edifícios praticamente concluídos, mas em termos de infra-estruturas, ainda falta cerca de metade de uma área total de 60 hectares", adiantou.

O director GTRUCS, Bento Soito, adiantou haver um equilíbrio entre as duas obras: enquanto uma tem as infra-estruturas quase concluídas, a outra já possui os edifícios habitacionais.O projecto de implantação de infra-estruturas da zona do antigo mercado Roque Santeiro e de estabilização das encostas da Boavista e Miramar foi lançado pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

O projecto é parte do programa de requalificação do município do Sambizanga, que prevê a acomodação de cerca de 400 mil pessoas e melhorar as condições de habitabilidade da área.

O objectivo do projecto de requalificação é de melhorar a proeminência da área com a introdução de comunidades devidamente planeadas, com densidade apropriada, com altos padrões ambientais e instalações comunitárias para serviços médico, de educação, civis, culturais, desportivos e recreativos.

O novo desenvolvimento contribuirá para resolver a procura de habitação urgente e simultaneamente melhorar a imagem económica e social da cidade de Luanda.O projecto promoverá essencialmente casas sociais e de outros tipos e tamanhos, bem como edifícios de cinco a nove andares, num misto equilibrado de estabelecimentos comerciais, hoteleiros, entre outros.

Actualmente, o município do Sambizanga é maioritariamente ocupado por construções informais implantadas de forma desorganizada.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

1 comentário:

  1. o governo tem feito bom trabalho no sector da reconstrucao de alguns pontos da cidade capital. o grande problema é o realojamento dos moradores.

    ResponderEliminar