segunda-feira, 20 de maio de 2013

Eu sou Angola (Poema)




Autor: Pedrowski Teca

Eu sou o MPLA
Também sou a UNITA, a FNLA e outros partidos

Eu sou o presidente José Eduardo dos Santos
Sou Samakuva, Chivukuvuku e outros tantos

Eu sou eu, eu sou tudo
Eu sem o tudo, sou dor, sou luto

Eu sou a fraude eleitoral
Sou 92, 2008, 2012 e politiquices de impugnar

Para além de ser o 11 de Novembro de 1975
Eu sou o 22 de Fereveiro de 2002

Eu sou o 4 de Abril em Angola
Eu sou o 27 de Maio de 1977 e de 2012

Eu sou  o Agostinho Neto, ao mesmo tempo José Eduardo e a paz da dengue
Sou Holden Roberto, Jonas Savimbi, Nito Álves e Cassule & Kamulingue

Eu sou a kitandeira a ser violada pela polícia nacional
Sou o policial a violar a zungueira em plena marginal

Eu sou quem se manifesta e é detido
Sou o 32 É MUITO
Sou o arruaceiro,  sou o drogado
Sou o Movimento Revolucionário

Eu sou o desalojado do Cacuaco, Maiombe
Sou o beneficiário desta paz que mata mais que o massacre no Zenza do Itombe

Eu sou daqueles que querem se eternizar
Cheio de imunidades, eu sou influente

Sou o João Pinto, Bento Kangamba e José Ribeiro
Também sou o Filomeno Vieira Lopes, David Mendes e William Tonet

Sou a TPA, a RNA, o Jornal de Angola e a Angop
Mas também sou o Club-K, Rádio Despertar, Folha 8, Maka Angola e o Angola24Horas

Sou uma Nação reencontrada após 27 anos de guerra
Sou o país longe da justiça social e igualidade de direitos e nas riquezas da terra

Sou Cabinda, sou Cunene
Sou a imensidão de Benguela à Moxico

Eu sou o rico vivendo naquela “Angola em Movimento”
Também sou o pobre padecendo de malárias nos bairros de mosquitos

Eu sou a independência e sou o conflicto armado
Sou o multipartidarismo e a paz do arquiteto recentemente empossado

Sou a ditadura camuflada
Eu sou a paz sem reconciliação das camadas angolanas

Eu sou o filho de Agostinho Neto e uma pula
Uma Nação, duas caras...
Eu sou Angola
________________________________________________
Adaptado da música de Valete: “No meio das labaredas”.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Enviar um comentário