segunda-feira, 20 de maio de 2013

Mortes por malária reduziram em quatro anos no Huambo


Fonte: Angop – 20.05.2013
Huambo - A província do Huambo registou nos últimos quatro anos, entre 2008 a 2012, avanços significativos na redução de mortes provocadas por malária, fruto da eficácia dos métodos que estão a ser utilizados para combater esta doença.

Os dados foram divulgados hoje, segunda-feira, à Angop, pelo coordenador do programa de luta e controlo da malária, Amândio Natito, tendo lembrado que em 2008 tinham sido registadas 1559 mortes, contra as 31 de 2012.

Sublinhou ter havido igualmente uma queda brusca de novos casos de malária nos últimos quatro ano, sendo que em 2008 foram diagnosticados 620.300 cidadãos com a doença, contra os 87.852 de 2012.

As causas desta acentuada diminuição de mortes, explicou, deve-se ao treinamento a que os técnicos de enfermagem foram submetidos para melhorarem as suas competências em diagnostico e tratamento da malária, testagem e leitura das análises, entrega de tratamento intermitente preventivo às gravidas, luta antivectorial, pulverização residual intra-domiciliar e luta anti-larval.

A entrega e uso de redes mosquiteiras tratadas com insecticida de longa duração, a massificação do uso do coartem e testes de diagnóstico rápido nas unidades hospitalares privadas, bem como a mobilização comunitária também foram apontadas por Amândio Natito como causas do sucesso da redução de mortes por malária nesta província.

Referiu que as acções de luta e controlo da doença contam com o apoio de organizações não-governamentais e outras empresas sanitárias, entre as quais a Abt associates, que realização pulverização residual intra-domiciliar, a The Mentor Initiative Angola, e o projecto Uhayele da Amosmid, que forma agentes comunitários de saúde.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Enviar um comentário