quarta-feira, 21 de janeiro de 2015
Angola e UE discutem cooperação no domínio da segurança
Fonte: Angop - 20 Janeiro de 2015
Luanda - Questões ligadas à segurança, principalmente a vigilância no oceano Atlântico, dominaram o encontro entre o ministro angolano da Defesa Nacional, João Lourenço, e o chefe da delegação da União Europeia (UE) em Angola, Gordon Kricke.
A informação foi prestada à imprensa pelo chefe da missão europeia, no final da audiência ocorrida no Ministério da Defesa Nacional, em Luanda.
Falou do papel de Angola na preservação da paz regional e da elevação das suas responsabilidades com a assunção à Presidência da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos e membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU.
Gordon Kricke considera a segurança marítima como uma das prioridades da cooperação pelo que manifestou o interesse em reforçar as relações políticas com Angola.
Disse que a UE apoia a realização da conferência internacional sobre a segurança no Golfo da Guiné, considerando-a uma importante iniciativa.
Lembrou que a União Europeia tem “cooperação intensiva” com Angola nos domínios da agricultura sustentável, educação, saúde e em variados domínios de interesse comum, referindo que o relacionamento estende-se à troca de informações e reforço das capacidades de vigilância marítima.
O responsável informou que está em preparação o XI Fundo Europeu de Desenvolvimento, instrumento da União Europeia que visa financiar programas de desenvolvimento em países de África, Caraíbas e Pacífico.
Sem comentários:
Enviar um comentário