quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Cooperação África-China ronda aos 35 bilhões de dólares




Fonte: Angop - 3 Dezembro de 2015

Pretória - A cooperação sul-sul África - China desde o ano 2000, já atingiu os 35 bilhões de dólares norte-americanos, superando a estimativa inicial de 20 bilhões para o referido mandato, anunciou hoje, quinta-feira, o ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Chikoti.

Em declarações à imprensa no final da reunião ministerial do Fórum de Cooperação África - China, realizada na cidade sul-africana de Pretória, o governante considerou positiva as relações por superar a expectativa de todos os acordos rubricados.

 A título de exemplo, falou que o volume de trocas comerciais entre as partes atingiu os 20 bilhões de dólares e que até ao momento 20 mil africanos foram formados na China.

O acordo inicial da formação de quadros, disse o ministro, previa cinco mil.

Georges Chikoti informou que na reunião, avaliou-se a relação China - África nos últimos 15 anos, abordou-se as especificidades de cada país e aprovou-se dois documentos e um relatório, concretamente a declaração e o plano de acção.

"Foram identificadas as áreas da agricultura, infra-estruturas e segurança alimentar para as acções de cooperação", precisou o ministro, considerando o programa de bom, devido à existência de financiamento para o cumprimento de todos os programas acordados.

Concordou que a China e África se aproximaram mais nos últimos tempos, havendo, neste momento, a vontade dos africanos venderem cada vez mais os produtos a este país e dos chineses querem comprar produtos fabricados ou produzidos neste continente.

São poucos os países africanos que vendem produtos para a China, mas esta está disponível a financiar os grandes projectos estruturais, como as linhas férreas, barragens eléctricas, construção de habitação, entre outros, no continente, concluiu.

A primeira reunião entre a Ásia e a África aconteceu em 1965 e a China esteve presente nela.

CHEFE DE ESTADO ANGOLANO CHEGA A ÁFRICA DO SUL


Joanesburgo (Dos enviados especiais) - O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, chegou ao principio da tarde hoje a Joanesburgo, África do Sul, a fim de, na condição de convidado de honra, participar na Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo do Fórum para a Cooperação África - China (FOFAC), a decorrer de 4 a 5 do corrente mês, em Joanesburgo.

A sua chegada, o chefe de estado angolano foi recebido pelo ministro sul africano da Agricultura, Florestas e Pescas da África do Sul, Sengeni Kookwana.,pelo ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Eldutres Costa, pelo ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Chikoti, e funcionários da Missão Diplomática de Angola na África do Sul.

À margem da Cimeira, José Eduardo dos Santos vai abordar, ainda hoje, com o Presidente da China, Xi Jinping, questões relacionadas com a segurança, paz e estabilidade na região da África Central, assim como aspectos bilaterais.

O fórum decorre sob o lema "China e África avançam de mãos dadas: cooperação de benefícios muito para o desenvolvimento comum", tendo os seus trabalhos iniciados na quarta-feira, com a reunião de peritos e vai reunir mais de 40 Chefes de Estado e de governos africanos.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Enviar um comentário