segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Kinshasa - visita de JES marcada com protestos violentos





Fonte: Drowski Notícias

JES abandonou Kinshasa por volta das 15h45.

A visita do chefe do Estado Angolano, José Eduardo dos Santos à capital da República Democrático do Congo, Kinshasa, nesta segunda-feira, 19, foi marcada com protestos por parte dos partidos políticos da oposição e grupos de estudantes, que foram reprimidos pelas forças de segurança.

Tendo as forças de segurança feito tiroteios, há relatos não confirmados sobre a morte de dois estudantes universitários e vários feridos em manifestações nos arredores de Kinshasa, no leste do país e em Casai.

Numa altura em que o regime do presidente congolês, Joseph Kabila Júnior, recebia o presidente angolano e o da África do Sul, Jacob Zuma, a oposição daquele país aproveitou a ocasião para a realização de uma manifestação contra a aprovação da lei eleitoral em discussão no Parlamento, que visa alterar a Constituição e garantir um terceiro mandato ao actual presidente.

Um outro motivo da manifestação é o facto do Parlamento Congolês, com o abandono da oposição, ter aprovado às 23 horas do Sábado, uma Lei para adiar por mais 4 anos as eleições, à pretexto de ser necessário realizar o censo populacional antes das eleições.

Segundo a média local, a polícia e elementos do exército, incluindo a Guarda Republicana, foram implantados em toda a cidade, bloqueando todas as artérias, com a missão de reprimir a vasta desobediência civil para repôr a legalidade Constitucional.

A Polícia está a utilizar balas reais. Os líderes da oposição, Vital Kamerhe e Jean-Claude muyambo, foram sequestrados, por um Pelotão de Policias armados, às 10 horas da manhã, juntamente com mais de 29 funcionários da União Nacional Congolesa, na sede desse Partido. Nem isto, nem a presença do Presidente Eduardo dos Santos impediu a Marcha contra a extensão do mandato de Joseph Kabila.

Na Universidade de Kinshasa, também foram relatados confrontos. Um grupo de estudantes que tentou aderir a manifestação, foi bloqueado pela polícia, que chegou a usar gás lacrimogéneo para dispersa-los, tendo ferido três estudantes.

                               

O clima de instabilidade obrigou alguns bancos e empresas a fecharem, e várias escolas apelaram aos alunos a retornarem para suas casas. Alguns estabelecimentos comerciais pertencentes terão sido saqueados.

Os sinais de dois canais de televisões privadas conotadas com a oposição foram cortados a partir do fim-de-semana último, por terem transmitido o apelo dos organizadores da manifestação antigovernamental desta segunda-feira.

A visita do presidente angolano, segundo a agenda, centrava-se na cooperação bilateral entre os dois países, e a presença do presidente sul-africano visava abordar sobre o processo desarmamento das forças rebeldes ruandeses.

Notícias dão conta que o presidente angolano abandonou Kinshasa por volta das 15h45, após ter assinado 4 acordos nos domínios dos transportes e almoçado com o seu homólogo congolês.

Joseph Kabila Kabange, conhecido com Joseph Kabila, nasceu em Hewa Bora, a 4 de Junho de 1971, é um militar e político congolês, e tornou-se presidente da República Democrática do Congo aos 26 de Janeiro de 2001.

A 27 de Novembro de 2006, após eleições gerais, Joseph Kabila tomou posse como presidente, depois de vencer as primeiras eleições gerais realizados naquele país após 40 anos. O seu segundo mandato termina em 2016, altura em que pretende concorrer para um terceiro mandato, caso revisar a constituição actual que apenas permite dois mandatos.

←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Enviar um comentário