quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

FNLA adia congresso



Fonte: Lusa – 21 Janeiro 2015
A Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA) adiou o seu quarto congresso ordinário, electivo e previsto para dia 25 deste mês, devido a problemas de logística, disse ontem à agência Lusa fonte do partido.
Segundo o porta-voz do partido, Laís Eduardo, o congresso deverá agora acontecer entre os dias 13 e 15 de Fevereiro próximo.

“Nós pretendemos realizar o congresso nas nossas instalações, mas as obras do pavilhão onde vai decorrer o conclave estão atrasadas. Dentro de duas semanas deverão estar concluídas”, explicou o político.

No congresso, os militantes vão eleger o novo líder da formação política, com quatro candidatos conhecidos até agora, incluindo o actual presidente, Lucas Ngonda.

De acordo com Laís Eduardo, concorrem ainda à presidência do partido nos próximos quatro anos, Pedro Gomes, Tozé Fula e David Martins, os três militantes oriundos da província do Bengo.

Este quarto congresso ordinário deverá contar com delegados eleitos por círculos nacional e provincial, além da diáspora angolana.

Juntamente com o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), partido no Governo desde 1975, e com a União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), maior partido da oposição, a FNLA foi um dos movimentos nacionalistas envolvidos na guerra pela libertação angolana do domínio colonial português.

Conhecido como o partido “dos irmãos”, a FNLA foi fundada há mais de meio século pelo histórico líder angolano Holden Roberto, que morreu em 2007.


Contrariamente ao peso do MPLA e da UNITA no plano político angolano, a FNLA conta actualmente com apenas dois deputados eleitos à Assembleia Nacional e tem vindo a enfrentar vários problemas na sua organização interna.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Enviar um comentário