terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Cónego Apolónio exorta jovens a trabalharem pela pátria e igreja


Fonte: Angop - 26 Janeiro de 2015

Luanda - O cónego Apolónio Graciano instou hoje, segunda-feira, em Luanda, os jovens angolanos a trabalharem cada vez mais em prol do país e da igreja, pautando no quotidiano pelo amor ao próximo e por atitudes tendentes ao resgate dos valores morais, cívicos e religiosos.
Em declarações à Angop a propósito dos seus 23 anos de sacerdócio, assinalados hoje (26 de Janeiro), o religioso precisou que o trabalho em prol do país e da igreja exige sacrifício e dedicação.

“Quando uma pessoa se entrega para os outros tem de haver capacidade de sacrifício, para servir melhor e não se importar em se servir”, explicou.

Em sua óptica, cada um na sua profissão ou missão deve trabalhar pensando no próximo e no país. “Portanto, para a nossa juventude, é preciso haver um ideal nobre de vivência”.

Questionado sobre os 23 anos de sacerdócio, o cónego Apolónio destacou o carinho que tem recebido do povo angolano, e não só.

“É difícil enumerar tudo o que marcou durante estes anos, porque todos os dias acontecem muitas coisas maravilhosas, as quais procuro retribuir com o acompanhamento espiritual e orações contínuas a favor da paz e das famílias”.

Garantiu que continuará a dedicar a sua vida a igreja e a pátria, cumprindo com a missão de levar a palavra de Deus aos irmãos, independentemente da localidade.

Questionado sobre a tomada de posse do Arcebispo Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias, sublinhou que “Deus respondeu as preces e designou um pastor” à altura e que conhece bem a arquidiocese de Luanda, seu ambiente, história e cultura.

“É muito significativo para a Igreja Católica em Angola a recepção do arcebispo”, aventou o religioso.


Apolónio Graciano foi ordenado padre na Igreja da Sagrada Família a 26 de Janeiro de 1992. Entre outras, já desempenhou funções de secretário particular do Cardeal Dom Alexandre do Nascimento e de chanceler da Arquidiocese de Luanda. Actualmente é responsável pela Paróquia de São Carlos Loanga, sedeado no Projecto Nova Vida.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Enviar um comentário