quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Angola e UE discutem cooperação no domínio da segurança



Fonte: Angop - 20 Janeiro de 2015

Luanda - Questões ligadas à segurança, principalmente a vigilância no oceano Atlântico, dominaram o encontro entre o ministro angolano da Defesa Nacional, João Lourenço, e o chefe da delegação da União Europeia (UE) em Angola, Gordon Kricke.

A informação foi prestada à imprensa pelo chefe da missão europeia, no final da audiência ocorrida no Ministério da Defesa Nacional, em Luanda.

Falou do papel de Angola na preservação da paz regional e da elevação das suas responsabilidades com a assunção à Presidência da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos e  membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU.

Gordon Kricke considera a segurança marítima como uma das prioridades da cooperação pelo que manifestou o interesse em reforçar as relações políticas com Angola.

Disse que a UE apoia a realização da conferência internacional sobre a segurança no Golfo da Guiné, considerando-a uma importante iniciativa.

Lembrou que a União Europeia tem “cooperação intensiva” com Angola nos domínios da agricultura sustentável, educação, saúde e em variados domínios de interesse comum, referindo que o relacionamento estende-se à troca de informações e reforço das capacidades de vigilância marítima.

O responsável informou que está em preparação o XI Fundo Europeu de Desenvolvimento, instrumento da União Europeia que visa financiar programas de desenvolvimento em países de África, Caraíbas e Pacífico.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Enviar um comentário