sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Kwanza Sul: Polícia Nacional, acusada de balear motoqueiro, diz que o mesmo embateu contra uma viatura


http://cdn2.portalangop.co.ao/angola/pt_pt/files/highlight/2013/8/37/0,413e1fcd-b3b9-474e-88e3-88b1fdc0ecff--r--NjQweDM0Mw==.jpg
Fonte: Drowski Notícias – 26 Dezembro 2014

A 23 de Dezembro, um grupo de populares na Gabela, província do Kwanza Sul, insurgiu-se com a Polícia Nacional, tendo acusado a corporação de ter baleado mortalmente um moto-taxista, vulgos kupapatas.

A acção resultou no desarmamento de uma arma de um dos agentes da polícia pelos populares, que queimaram uma viatura dos Seviços dos Bombeiros local, e destruiram as instalações do supermercado Martal.

Em entrevista à Angop, o segundo comandante geral da Polícia Nacional, Comissário chefe Paulo de Almeida, desmentiu que agentes da corporação assassinaram o kupapata, tendo afirmado que a população tentou fazer justiça por maus próprias atentando contra o poder da autoridade da Polícia.

O Comissário chefe fez essas considerações à saída de uma reunião que manteve com o vice governador para área técnica e infraestruturas , António da Gama Lopes Teixeira, administração local e oficiais da Polícia Nacional a fim de inteirar-se do facto que levou populares a insurgirem-se contra o efectivo da Polícia Nacional e dos Serviços de Proteção Civil e Bombeiros.


"Constatamos que se registou a morte de dois cidadãos, a destruição de uma ambulância do Serviços dos Bombeiros e das instalações do supermercado Martal, mas o ambiente na região é calmo", disse o oficial superior, sublinhando que houve uma precipitação dos populares no sentido de fazer justiça por maus próprias atentando contra o poder da autoridade da Polícia.

Descrevendo o facto, Paulo de Almeida disse que um motociclista em alta velocidade foi lhe dado ordem de abrandamento, mas  desrespeitou e tentando fugir embateu contra uma viatura causando-lhe a morte, por isso os colegas (motociclistas) insurgiram-se contra a polícia.

Na tentativa dos bombeiros socorrerem a vítima , prosseguiu , queimaram a viatura e o grupo depois dirigiu-se ao comando policial para invadir a esquadra e na sequência alguns insurgentes foram atingidos mortalmente e outros estão detidas.

O segundo comandante garantiu que as investigações vão continuar para apurar as circunstância em que ocorreu o facto, se foi numa situação de legítima defesa ou não e responsabilizar culpados.
Informou também que a administração municipal está a prestar apoio as famílias das vítimas.


Secretariado Provincial da UNITA desmente

Numa nota fúnebre emitida a 23 de Dezembro, o Secretariado Provincial do partido político, UNITA, no Kwanza Sul, desmentiu as palavras do Comissário chefe Paulo de Almeida.

“Foi com profundo choque e consternação que o Secretariado Provincial da UNITA tomou conhecimento do passamento físico dos jovens Varela Magalhães de 30 anos de idade, natural de Lupembe Município da Kilenda e de Isaías Macedo José de 27 anos, natural de Waku-Kungo, mortos por atropelamento e baleamento por agentes da Polícia Nacional”, lê-se.

O secretariado provincial da UNITA condenou “energicamente mais esse acto de crueldade e de violação do valor sublime, a vida”.

“Agentes policiais embuidos no espírito corruptivo e da ganância têm violado constamente a conduta de ética, civismo e sobretudo de patriotismo, pelo urge reformar essas instituições que se transformaram hoje em sérias ameaças a vida dos cidadãos.

Nesta hora de dor e luto, este secretariado curva-se perante a memória dos malogrados e endereça às famílias enlutas os mais sentidos pêsames”, concluiu.

Assista o vídeo AQUI.


←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Enviar um comentário