quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Angola homenageia rainha Njinga com nova moeda de 20 kwanzas em 2015




http://jornalf8.net/wp-content/uploads/2014/12/20kwanzas.jpg
Fonte: Noticias Ao Minuto/Lusa – 25 Dezembro 2014

O Banco Nacional de Angola (BNA) anunciou hoje que vai colocar em circulação uma nova moeda, com o valor de 20 kwanzas, emitida em homenagem à rainha Njinga, heroína da luta pela autodeterminação angolana.

De acordo com informação envida à Lusa pelo BNA, a nova moeda será bicolor, revestida em bronze e em prata, apresentando a efígie da figura histórica, também conhecida como rainha Ginga.
Com um valor facial equivalente a 15 cêntimos de euro, a nova moeda terá elementos identificativos da cultural angolana.

"Complementa a família do kwanza de 2012, sendo emitida em homenagem à Rainha Njinga a Mbande pelos feitos em defesa da autodeterminação e identidade cultural do seu povo", adianta a informação do BNA. 

Esta nova moeda - que antecede a nota de 50 kwanzas - permite, a preços atuais em Luanda, a compra de pouco mais do que uma carcaça de pão. 

O BNA acrescenta que este lançamento se enquadra no conjunto de iniciativas nacionais e internacionais "que visam homenagear a soberana dos Reinos do Ndongo e da Matamba", em cerimónia a ocorrer em Malanje (interior norte de Angola) a 23 de dezembro, mês em que se assinalam 351 anos da sua morte.

Conhecida na história africana como Ana de Sousa N'Jinga M'Bandi, a rainha Ginga viveu entre 1582-1663 sendo hoje considerada como das primeiras heroínas na luta pela independência angolana do poder colonial português.

Antes de encetar relações com os portugueses, a rainha Ginga combateu a presença dos colonos e a captura de escravos ao longo da região do rio Kwanza, tendo chegado a aliar-se com os holandeses contra Portugal.

Também conhecida como líder de Matamba, morreu em dezembro de 1663, já convertida ao cristianismo.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Enviar um comentário