domingo, 4 de agosto de 2013

Lopito Feijó lança disco poético para comemorar 50 anos de vida




Escritor angolano Lopito Feijó 
 Fonte: Angop

Luanda - “Auto grafia” é o título do segundo disco poético do escritor angolano Lopito Feijó, a ser lançado em Setembro, em Luanda, para comemorar os 50 anos de idade e 30 de carreira artística.

O disco, produzido pela Triangularte Editora, contem 30 poemas, entre os já conhecidos e inéditos, declamados pelo autor, com uma base musical trabalhada para o efeito.

“Marcas da Guerra”, “ Língua Viva”, “ Das Estrelas do Céu”, “ Emoção Capital”, “ Nzoji”, “ Tu Não és Céu”, “ Postura”, “ Diga-me Agora” e “ um nome” fazem parte da lista dos poemas constantes deste CD.

A composição e arranjos musicais foram feitos, essencialmente, pelos israelitas Giyora Arbiser e Brawly Waye, com o objectivo de produzir um belo efeito ao ouvido.

O escritor angolano Lopito Feijó, que falava à Angop, fez saber que o disco poético vem mostrar o que produziu ao longo dos 30 anos de carreira e 50 de vida, com o intuito de incentivar a nova geração a batalhar arduamente na busca dos seus propósitos.

“Foi uma trajectória muito difícil, mas se acumulou muita experiência que hoje fazemos passar para as novas gerações. Tivemos também o apoio das gerações que nos antecederam que hoje são amigos. Por exemplo, hoje posso dizer que
sou amigo do Luandino Vieira, Arnaldo Santos, Pepetela, Manuel Rui Monteiro, pessoas que eu idolatrava quando iniciei a minha carreira literária”, asseverou.

Lopito Feijó disse que a sua inclinação pela escrita vem desde os tempos do liceu, onde aos 13 anos teve um professor de língua portuguesa que muito o incentivo a ler e a escrever.

Face a isto, empenhou-se bastante na leitura das primeiras publicações da União  dos Escritores Angolanos (UEA), no pós independência do país.

Em 1980, já publicava textos em alguns periódicos locais, dentre os quais o  Jornal de Angola, bem como participava em programas de rádio.

O surgimento em 5 de Julho de 1980 da Brigada Jovem de Literatura (BJLA) deu um grande impulso ao trabalho literário por si desenvolvido bem como a sua geração chamada “Geração dos anos 80”, onde emergiram nome como Luís Kadjimbo, José Luís Mendonça (que não fazia parte da brigada), João Maimona e António Panguila.

O primeiro disco de poesia de Lopito Feijó intitulou-se “A Idade de Cristo” e foi lançado no ano de 1994.

Poeta e ensaísta angolano, Lopito Feijó nasceu a 29 de Setembro de 1963, no Lombe, província de Malanje. Mudou-se para Maquela do Zombo, província do Uige, onde viveu a infância, indo depois para Luanda, onde viveu no Bairro do Cazenga, a partir da sua adolescência.

Licenciado em Direito pela Universidade Agostinho Neto, em Luanda.

Em 1985, publicou o seu primeiro livro de poemas Entre o Écran e o Esperma, que, fruto de grande aceitação por parte dos meios literários, recebeu uma "Menção Honrosa" no concurso de literatura "Camarada Presidente", promovido pelo INALD (Instituto Nacional do Livro e do Disco).

Foi membro da direcção da Brigada Jovem de Literatura até 1984.

Membro da União de Escritores Angolanos (UEA), publicou Doutrina (1987); Rosa Cor de Rosa (1987); Corpo a Corpo (1987) e Cartas de Amor (1990).
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Enviar um comentário