sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Emissão de moedas com Njinga Mbande


http://angola-luanda-pitigrili.com/wp-content/uploads/2010/12/Nzinga.png
Fonte: Jornal de Angola - 3 de Agosto, 2013

O Banco Nacional de Angola (BNA) vai emitir e colocar em circulação moedas metálicas de 20 kwanzas em alusão ao 350º aniversário da morte da Rainha Njinga Mbande, que se assinala a 17 de Dezembro do ano em curso.

Para o efeito, foi ontem submetida à apreciação da Comissão Económica do Conselho de Ministros uma proposta de lei de autorização ao Banco Central para a emissão das moedas. O órgão tomou igualmente conhecimento do memorando que fundamenta a proposta de instrutivo do BNA sobre as operações de cedência de liquidez no mercado monetário interbancário por parte dos Bancos de Desenvolvimento.

Um comunicado do Conselho de Ministros informa que as medidas contidas no referido instrutivo visam permitir ao Banco Central melhores condições de monitorização e de execução operacional da política monetária.

Durante a sessão orientada pelo Presidente da República, a Comissão Económica também aprovou uma proposta de Gestão e do Controlo do Espaço Aéreo Civil, que tem por objectivo melhorar o controlo do tráfego aéreo, eliminando os riscos para a navegação aérea civil no espaço aéreo nacional, nomeadamente nas ‘Regiões de Informação do Voo Continental’ e do ‘Voo Oceânico’.

Plano de caixa

Por outro lado, a Comissão Económica aprovou o Plano de Caixa referente ao mês de Julho de 2013, cujas despesas totais foram executadas em cerca de 90 por cento do montante programado, tendo também apreciado a proposta do Plano de Caixa referente ao mês de Setembro, que prevê a Receita em 216.527 milhões de kwanzas e a despesa em 366.973 milhões de kwanzas. O fluxo total de pagamentos está calculado em 366.973 milhões de kwanzas.

A Comissão Económica do Conselho de Ministros  deu aval positivo às propostas de projectos de Decretos Executivos Conjuntos que visam a privatização da Bricomil e da Encel UEE.

O Executivo angolano anunciara recentemente que vai privatizar, nos próximos cinco anos, pelo menos trinta empresas paralisadas ou em situação operacional residual. Segundo o Ministério da Economia, o processo de alienação dessas empresas vai contribuir para a criação de 300 mil novos postos de trabalho, previstos no Plano Nacional de Desenvolvimento 2013-2017.

Outro objectivo desta medida é dinamizar o processo de diversificação da economia, a promoção das exportações e o aumento da produção nacional.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Enviar um comentário