sexta-feira, 5 de julho de 2013

Construção da hidroeléctrica de Tchihumbwe Dala arranca nesta segunda-feira



http://mw2.google.com/mw-panoramio/photos/small/5849827.jpg

Fonte: Angop

Luanda – O acto de consignação e o lançamento da primeira pedra da obra para a construção do aproveitamento hidroeléctrico de Tchihumbwe Dala, na província da Lunda Sul, se realizará a 8 de Julho, soube hoje a Angop.

Segundo uma nota do Ministério da Energia e Águas a que a Angop teve acesso hoje, o aproveitamento hidroeléctrico de Tchihumbwe Dala terá uma capacidade de 12,4 Megawatts e está orçado em 971 biliões, 110 milhões, 914 mil e 900 kwanzas.

A obra será executada num período de 28 meses pela empresa Sinohydro e contará com a participação de 70 porcento da mão-de-obra nacional. O Gamek é a instituição que vai gerir e coordenar o projecto.

Após a conclusão das obras e sua entrada em funcionamento, o projecto permitirá eliminar assimetrias existentes no país no domínio eléctrico. Este aproveitamento surge para aumentar a capacidade de energia eléctrica na região, interligando ao sistema da zona Leste de Angola.

O aproveitamento situa-se no rio Tchihumbwe, junto à localidade do Dala, no município de Dala, província da Lunda Sul, aproximadamente a 170quilómetros de Saurimo e 90 de Luena e destina-se essencialmente ao fornecimento de energia eléctrica às províncias da Lunda Sul e Moxico.


O projecto possui, entre outras características técnicas, açude de derivação, circuito hidráulico, tomada de água, canal de adução estrutura de transição, condutas forçadas, central hidroeléctrica e linha de transporte. 


A construção do aproveitamento iniciou em 1981 e depois foi interrompida, mas já havia sido construídas as obras civis relativas ao açude de derivação, tomada de água, canal de adução, estrutura de transição canal-condutas e ponte de acesso e as terraplenagens
gerais restantes às restantes obra. Na altura não foram instalados quaisquer equipamentos nem ocorreu a obra de construção do edifício da central.

A cerimónia de lançamento da primeira pedra será efectuado pelo ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, e a cerimónia contará com a presença de vários responsáveis públicos.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Enviar um comentário