quinta-feira, 25 de julho de 2013

Auscultação à juventude


http://thumbs.sapo.pt/?pic=http%3A%2F%2Fimgs.sapo.pt%2Fjornaldeangola%2Fimg%2Fthumb1%2F20130725063916edeltrudes_cost1.jpg&W=300&H=216
Fonte: Jornal de Angola – 25.07.2013

O ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Edeltrudes Costa, apelou ontem à participação massiça dos jovens nos encontros de auscultação da juventude sobre os problemas da sociedade. O Executivo reafirmou que continua a envidar esforços para que os jovens consigam materializar os seus sonhos pessoais e profissionais, assegurou no município de Cacuaco o ministro de Estado.

O dirigente discursava no acto de lançamento oficial dos Encontros de Auscultação à Juventude, promovidos pelo Executivo através do Ministério da Juventude e Desportos, e que visam apurar, junto dos jovens, quais os seus problemas, anseios e preocupações, assim como as propostas de soluções dos mesmos.

De acordo com Edeltrudes Costa, o encontro de Cacuaco abre uma nova era no diálogo com a juventude que, disse, se espera venha a ser mais fluído e útil, para todos e para o país, tal como afirmou o Presidente da República no encontro que teve com as associações juvenis e de estudantes, a 21 de Junho deste ano.

Com o resultado desta nova era de diálogo, pretende-se que a juventude tenha uma participação mais activa, consciente e patriótica na vida pública do país. “O exemplo que queremos dar às gerações mais novas é de uma cultura na qual o respeito, o mérito, a competência, o trabalho e a ética do serviço público sejam valorizados”, sublinhou.

Para a garantia do sucesso desse diálogo, considerou essencial a existência de uma união de esforços, nos quais a juventude se sinta parte integrante de um todo mais vasto e realize, responsavelmente, a parte que lhe cabe.

“Da parte do Executivo, acreditamos sempre no potencial da juventude angolana, pelo que faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para que consigam alcançar e concretizar os vossos sonhos pessoais e profissionais”, assegurou o ministro. Dos vários compromissos e objectivos assumidos e estabelecidos pelo Executivo sobre a política integrada para a juventude, no quadro da aplicação do Programa ou Plano de Desenvolvimento 2013-2017, o ministro de Estado realçou o de se elevar a inserção dos jovens na vida activa.

Relativamente a esse ponto, disse ser decisivo, entre outros aspectos, atrair os jovens para a iniciativa empreendedora. “O empreendedorismo jovem é hoje uma realidade em desenvolvimento no nosso país que deve ser apoiada, para que surjam muito mais casos de sucesso”, defendeu Edeltrudes Costa, para quem Angola precisa de uma nova vaga de empreendedores que sejam mais criativos, inovadores e, principalmente, responsáveis.

A melhoria da qualidade de vida da juventude, a sua participação no desenvolvimento social do país, assim como a melhoria do enquadramento institucional dos jovens são outros compromissos reafirmados pelo ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República. O primeiro compromisso visa essencialmente a melhoria da qualidade vida dos jovens a nível da sua condição de saúde e de acesso à habitação.

O segundo compromisso tem por objectivo a promoção e o envolvimento da juventude nos grandes desafios da democracia participativa e do ¬desenvolvimento social de Angola, enquanto o terceiro pretende a criação de um quadro institucional adequado para a promoção, acompanhamento e enquadramento das políticas nacionais do Estado relativamente à juventude.

Edeltrudes Costa assegurou que vai ser concedido à juventude angolana um papel de grande relevo na concretização de todos os objectivos já mencionados, tornando-a num protagonista insubstituível no processo de desenvolvimento do país.

O ministro de Estado Edeltrudes Costa citou as palavras do Presidente da República sobre as expectativas e visão do Executivo em relação à juventude angolana: “O Governo continua a contar com a participação de toda a juventude nesse processo. É fundamental o diálogo e a concertação de ideias para a procura de consensos à volta de programas e projectos de interesse colectivo, porque reforçam a compreensão e facilitam a mobilização para a sua aplicação prática”.

O ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, esclareceu que as sínteses, resumos e actas destes encontros vão ser apresentados no Encontro Nacional da Juventude, agendado para Setembro deste ano.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Enviar um comentário