quinta-feira, 20 de junho de 2013

Polícia Nacional admite que a criminalidade em Angola tende a aumentar


http://www.portugues.rfi.fr/sites/portugues.filesrfi/imagecache/rfi_43_large/sites/images.rfi.fr/files/aef_image/CAN_Securite432_0.jpg
Fonte: Angop

Luanda - Os dados estatísticos referentes à criminalidade em Angola, indicam que há uma tendência de aumento de crimes, resultante de factores de natureza económica e social, afirmou hoje, quinta-feira, o director do Gabinete de Estudos, Informação e Análise da Polícia Nacional, comissário Arnaldo Manuel Carlos.


O responsável dissertou o tema “Situação da criminalidade em Angola e medidas para o seu combate”, durante as 1ªs jornadas sobre segurança pública, que decorre até sexta-feira na capital do país.


Segundo disse, a situação delituosa em Angola caracteriza-se pela ocorrência de actos de violência familiar (homicídios voluntários, violações e ofensas corporais), actos de delinquência juvenil, crimes praticados com recurso a armas de fogo, crimes transfronteiriços (contrabando de mercadorias, droga e roubo de gado).


É de igual modo caracterizado, acrescentou, pela criminalidade associada aos contrangimentos sócio-económicos (crimes de ocasião – roubo de telemóveis), actos de ocupação ilegal de terrenos devido à apetência ao lucro fácil, actos de danificação das redes públicas de energia e águas visando o furto destes bens, bem como o crime organizado e o tráfico de droga.


Referiu que a resposta policial concernente ao esclarecimento de crimes é razoável, no entanto, a eficácia da acção policial tem sido ofuscada ou beliscada por um certo aumento do sentimento de impunidade resultante de vários factores, como a falta de celeridade no julgamento e deficiências no sistema de reintegração social.


Realçou no entanto, que a redução da vulnerabilidade social é um factor fundamental para evitar o cometimento de delitos (prevenção social) e, por outro lado, a eficácia do processo de contenção do crime é fundamental para se evitar a impunidade.


No domínio da sinistralidade rodoviária, apesar do árduo trabalho de prevenção e sensibilização dos automobilistas e peões, a situação dos acidentes de viação, é ainda preocupante ou mesmo dramática.


“Assim, uma melhor resposta policial passa necessariamente pelo conhecimento e resolução das causas e factores que desencadeiam a criminalidade, tendo em consideração que o crime é um fenómeno social e o seu combate deve ser multi-sectorial”, sublinhou.


As 1ªs jornadas sobre Segurança Pública, sob o lema “para uma melhor segurança pública, mobilizemos esforços para a prevenção e combate à criminalidade”, decorre no Palácio da Justiça.


A mesma tem como objectivo geral, analisar o sistema de segurança pública no contexto actual, identificando as principais orientações constitucionais, as novas abordagens políticas e adequar às funções e estratégias de actuação de todos os órgãos que intervêm na prevenção da criminalidade.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Enviar um comentário