segunda-feira, 10 de junho de 2013

Ermelinda Freitas adere às fileiras da UNITA



Ermelinda Freitas com o esposo

Fonte: Drowski3.blogspot.com

Luanda - No panorama político angolano, o nome Ermelinda Freitas dispensa apresentações por ser uma cidadã que pela sua coragem tomou posições dígnas de realçe quanto às intervenções sócio-políticas no país.

Ermelinda Freitas foi a representante do partido político Bloco Democrático (BD) no Município do Cacuaco em Luanda por cerca de 3 anos mas resignou-se daquela agremiação política. 

Oficialmente engressou hoje às fileiras do maior partido da oposição angolana, a União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), a que ela descreve como a melhor opção para ela.

“Aderi à UNITA precisamente porque é o único partido que eu penso que é maior para a realização da mudança em Angola”, disse Ermelinda Freitas. 

Num momento em que as estruturas de base da UNITA encontram-se abaladas naquele município por causa dos recentes assassinatos de dois dos seus dirigentes locais, Ermelinda Freitas afirmou não ter sido oferecida nenhum cargo de momentos e disse ter aderido ao partido por sua “livre vontade” e na altura certa.

“A UNITA é um partido que neste momento esta mais forte e capaz de oferece-me mais apoio, principlamente moral, para fazer o meu trabalho”, disse.

Ermelinda Freitas notabilizou-se como membro do Movimento Revolucionário, onde foi detida aquando de uma manifestação realizada no dia 3 de Setembro de 2011.

Por aquela ocasião, foi detida com vários jovens que foram condenados por mais de 45 dias, mas sendo idosa, Ermelinda Freitas foi absorvida das acusações de ofensas corporais contra agentes da polícia nacional.

Sofreu uma luxação nos dedos do pé esquerdo e nódoas negras na perna e braço direito, resultante dos espancamentos que sofreu pelos policiais.

Este evento transformou Ermelinda Freitas em um símbolo de luta e um exemplo à seguir para as mulheres angolanas.

Como activista, que também foi vítima de assalto ao domicílio por parte de meliantes orientados por motivos políticos, tem feito trabalhos comunitários, ajudante pessoas mais necessitadas, e o último caso foi a angariação de produtos e bens doados à algumas famílias desalojadas no bairro Maiombe no Município do Cacuaco.

Ermelinda Freitas afirmou que a sua aderência à UNITA não irá interferir com as suas actividades no Movimento Revolucionário.

“Sei separar as águas e demonstrei isso quando estava no Bloco Democrático. Nós temos que saber a não misturar as coisas” disse.

Quanto aos planos para o fututo, a activista, que anteriormente vivia em Lubango, chegou à Luanda por razões de saúde do esposo e brevemente tenciona voltar para a mesma província.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

1 comentário:

  1. Acho a senhora muito corajosa e guerreira, regozijo-me com as tuas intervenções e atitudes, quantos de nós deveríamos ter a mesma determinação, Um bem haja. Sucessos. Yuri Jorge - Luanda

    ResponderEliminar