quinta-feira, 23 de maio de 2013

Realiza-se o VI Fórum Nacional sobre a Criança de 28 a 30 deste mês - Síntese das principais notícias da Angop das últimas 24 horas




 

Fonte: Angop – 22.05.2013

Luanda - A Agência Angola Press, Angop E.P., incluiu na sua emissão das últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos nacionais: 
  
 Adesão  
O presidente da República da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, revelou, em Luanda, que a adesão do seu país à Comunidade de Países de Língua Portuguesa, CPLP, foi garantida, pelo seu homólogo angolano, José Eduardo dos Santos.   

Clima  
A ministra do Ambiente, Maria de Fátima Jardim, informou que as alterações climáticas em algumas regiões do país comprometem a segurança alimentar, criando contingências e condições adversas às populações.     

Adaptação  
O Ministério do Ambiente apresentou o Plano de Acção Nacional de Adaptação (PANA), que visa dar resposta às necessidades imediatas de adaptação dos países menos avançados.


Apelo   
A ministra do Ambiente, Maria de Fátima Jardim, reiterou o apelo para que o plano de adaptação às alterações climáticas possa ser apoiado não só como país em desenvolvimento, mas apreciando as possibilidades disponíveis. 

Capacitação   
O secretário de Estado do Ministério do Interior, Eugénio Laborinho, advogou a necessidade de haver uma capacitação humana e técnica para se dar resposta às alterações climáticas, de forma a não colocar em risco a sobrevivência das gerações vindouras. 

 Anúncio   
O ministro da Assistência e Reinserção Social, João Baptista  Kussumua, anunciou a realização do VI Fórum Nacional sobre a Criança de 28 a 30 do mês em curso. 

Memorando   
O ministro da Agricultura de Angola, Afonso Pedro Canga, encontra-se em Windhoek, Namíbia, para a assinatura de um memorando de entendimento com as autoridades locais sobre Doenças Animais Transfronteiriças. 

Enaltecimento  
O secretário nacional da JMPLA, Sérgio Luther Rescova, enalteceu a anunciada homenagem que a União Africana (UA) vai dedicar ao primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto. 

Sustento   
O governador provincial do Bengo, João Bernardo de Miranda, afirmou,  
em Caxito, que a agricultura e a pecuária continuarão a sustentar a  
base económica do desenvolvimento da região.   

Condolências  
O secretário de Estado das Relações Exteriores, Manuel Augusto, apresentou, em Luanda, em nome do governo e povo angolanos, condolências às famílias americanas afectadas pelo tornado em Oklahoma City. 

Quinquenário  
O chefe da diplomacia angolana, Georges Chikoti, participa, em Addis Abeba, Etiópia, na 23ª sessão ordinária do Conselho Executivo da União Africana (UA).  

Luto  
O patriarca da Igreja Sagrada Esperança Universal Fonte Espiritual em Angola (Iseufea), Paulo Alberto “Kalukango Kafuma”, faleceu numa das unidades hospitalares de Luanda.   

Florestas  
O marceneiro Carlos António apelou a uma revisão das políticas de industrialização, com vista ao relançamento de pólos florestais para a produção e exploração da madeira nacional.    
  
Exclusividade  
A direcção da educação no Huambo realiza o levantamento de professores com duplo vínculo laboral em cumprimento à orientação do Ministério de tutela que impõe exclusividade aos docentes.   

Colaboração  
O director da Ordem Pública do Comando de Luanda da Polícia Nacional, superintendente chefe Orlando Bernardo, pediu a cooperação dos citadinos durante as abordagens policiais, para o sucesso das micro-operações que decorrem nos sete municípios da Província, desde  
o princípio do ano.      

Reforço   
O Governo Provincial de Luanda (GPL) reforçou as campanhas de educação cívica para a retirada de vendedores em locais impróprios como passeios e pontes.   

Minas  
Habitantes da povoação da Baía dos Pássaros, a oeste da comuna da Equimina, Benguela, estão preocupados com existência de áreas suspeitas de conterem minas.     

Exposição   
Pinturas do artista plástico angolano Ângelo de Carvalho, prémio  
ENSA-Arte 2012, constam dentre as que inauguram a segunda Quinzena  
de Cultura Africana da Escola Americana de Lisboa (CAISL).    

Integração   
O presidente da Federação Angolana de Futebol, Pedro Neto, foi integrado, pela Confederação Africana de Futebol (CAF), no comité  organizador da Taça de África das Nações reservada a atletas que actuam no seu país (CHAN).   

Intenção   
O Presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Paulo Madeira, confirmou a intenção de Angola nacionalizar jogadores  estrangeiros para representarem a selecção nacional no Campeonato Africano das Nações (Afrobasket2013).   

Objectivos   
O técnico de basquetebol do 1º de Agosto, Paulo Macedo, afirmou que a sua equipa conseguiu atingir os objectivos preconizados para a época 2012/2013, com a conquista da 35ª edição do Campeonato Nacional Sénior Masculino (Bai Basket).   

Vitória   
O Recreativo do Libolo venceu o Progresso do Sambizanga por 2-0, em jogo de acerto à oitava jornada do campeonato nacional da primeira divisão.  

Avanços   
O pavilhão que vai acolher jogos do mundial de hóquei em patins, na província do Namibe, regista a colocação do piso. 
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Enviar um comentário