quinta-feira, 23 de maio de 2013

José Eduardo dos Santos garante a entrada da Guiné Equatorial na CPLP




Garantida entrada à Guiné Equatorial

Fonte: Jornal de Angola – 23.05.2013

A Guiné Equatorial conta com o apoio de Angola para a sua admissão como membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) na cimeira da organização agendada para 2014 em Díli.

Segundo o líder equato-guineense Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, que falava à imprensa antes de deixar Luanda, o assunto foi analisado no encontro que manteve na Cidade Alta, com o Presidente José Eduardo dos Santos.

Obiang disse que depois do adiamento na cimeira de Maputo, o seu país procura sensibilizar os países de expressão portuguesa para que a Guiné Equatorial, que já detém o estatuto de observador associado, seja aceite como membro da CPLP. “O meu irmão assegurou que vai apoiar a entrada da Guiné Equatorial na próxima cimeira”, declarou.

No encontro privado, que durou mais de uma hora, os dois chefes de Estado analisaram questões ligadas à cooperação bilateral e também falaram sobre a actualidade regional e internacional, com realce para a actual situação na Comissão do Golfo da Guiné. 

O Presidente Teodoro Obiang Nguema Mbasogo lembrou que a próxima reunião da Comissão do Golfo da Guiné acontece no seu país e salientou a necessidade de se dinamizar a organização, impulsionando a cooperação na sub-região, “sobretudo nas áreas da segurança, do comércio e outras”.

A cimeira de Maputo, em Julho de 2012, a adesão plena da Guiné Equatorial à organização ficou adiada, segundo a declaração final da reunião, que, diferente do que ocorreu dois anos antes na reunião de Luanda, não foi definido um prazo para voltar a debater o assunto.

A Declaração de Maputo, apesar de elogiar os esforços já desenvolvidos pelas autoridades do país, com vista ao cumprimento do programa de adesão condiciona a sua entrada ao “convergir com os objectivos e princípios orientadores da comunidade”, para o que deve contar com o apoio de “um grupo permanente de acompanhamento conjunto”.

Acompanharam o Presidente Teodoro Obiang Nguema Mbasogo na visita a Angola, o ministro delegado dos Negócios Estrangeiros, Pedro Ela Nguema Buna, e mais quatro conselheiros do gabinete presidencial.
O Chefe de Estado equato-guineense tem feito visitas  regulares ao país para consultas políticas com o Chefe de Estado angolano, no quadro da cooperação entre os dois países, que partilham interesses comuns em várias organizações regionais e internacionais.

Presidente da Guiné Equatorial termina visita

Fonte: Angop – 22.05.2013

 O Presidente da República da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, deixou na tarde de hoje (quarta-feira) Luanda, no termo da visita de algumas horas que efectuou a Angola, depois de se ter reunido com o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, com quem analisou temas bilaterais, regionais e internacionais.

A apresentar cumprimentos de despedida ao estadista equato-guineense estiveram no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o ministro dos Petróleos, José Maria Botelho de Vasconcelos, o secretário de Estado das Relações Exteriores, Manuel Augusto, o vice-governador de Luanda, António Resende, e o embaixador daquele país acreditado em Angola, José Esono Micha.

Ao fazer um rescaldo da visita, o Presidente Teodoro Obiang Nguema Mbasogo disse que a mesma aconteceu no âmbito das excelentes relações de amizade e cooperação que unem Angola e a Guiné Equatorial.

“Tivemos pontos de vista coincidentes sobre política internacional, e como a reunião da Comissão do Golfo da Guiné, terá lugar na Guiné Equatorial, teremos que marcar a data o mais breve possível, pois as questões da comissão não avançam”, afirmou.

Revelou que no encontro, com o Presidente dos Santos, se discutiu a necessidade de dinamizar a cooperação no Golfo da Guiné, sobretudo em questões ligadas à Segurança e ao Comércio.

Angola e a Guiné Equatorial têm laços de amizade desde os primórdios da Independência nacional e cooperam nos domínios dos Hidrocarbonetos, Agricultura e Transportes.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Enviar um comentário