quarta-feira, 22 de maio de 2013

Preconceitos ideológicos afectaram relações entre Angola e EUA


Fonte: Angop – 22.05.2013
 
Luanda – O antigo embaixador angolano nos Estados Unidos da América (EUA), José Patrício, referiu nesta terça-feira, em Luanda, que as relações entre os dois países, no passado, foram bastante afectadas por preconceitos ideológicos.


O diplomata fez essa consideração à imprensa, à margem da cerimónia de celebração dos 20 anos do estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países, na qual foi homenageado, ao lado do primeiro embaixador americano em Angola, Edmund DeJarnette, e do general António de França Ndalu, pelo seu contributo para o fortalecimento das relações entre os dois países.


O diplomata disse que o reconhecimento de Angola pelos EUA “foi uma jornada difícil, mas desafiante e gratificante”, no entanto, passados estes anos, ainda existem alguns preconceitos do passado”.

Primeiro embaixador de Angola nos EUA, José Patrício.
Primeiro embaixador de Angola nos EUA, José Patrício

“As relações no passado foram muito afectadas por preconceitos ideológicos e algumas barreiras políticas que devem ser ultrapassadas. Deve haver um esforço comum e uma convergência de vontades para que atinjam outros níveis”, disse.


O diplomata, que foi o primeiro a representar Angola nos EUA, logo após o reconhecimento do país (1992), salientou que o passado é passado, mas há que olhar sempre para trás, procurando perspectivar o futuro.


José Patrício reforçou que ainda existe um longo caminho a percorrer no que toca às relações entre Angola e os EUA e que devemos ser cada vez mais ambiciosos.


Esclareceu que na altura em que deu início à missão de Angola nos EUA o contexto era muito difícil e específico, mais ainda assim  foram relações normais.


Para José Patrício, deve abandonar-se alguns estereótipos que sempre afectam as relações e também perturbam um pouco o grau de confiança, porque estas relações devem ter como base a confiança recíproca para que as mesmas saiam fortificadas.


Estiveram presentes na cerimónia entidades políticas, parlamentares, membros do corpo diplomático e convidados.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Enviar um comentário