domingo, 19 de maio de 2013

FAA limpam mais de três milhões de metros de campos minados





Fonte: Angop – 19.05.2013http://www.jaimagens.com/banco_thumb/14637262.JPG

Moxico/Luena - Três milhões e quatrocentos mil metros quadrados de terra foram desminados na região leste do país, de Março/ 2012 a Janeiro do presente ano, pelos especialistas de engenharia militar revelou, no sábado, na cidade do Luena, o chefe da repartição de Engenharia e Infra-estruturas, tenente-coronel Armando Cipriano Ngóia. 

Falando à imprensa na reunião metodológica dos órgãos de Engenharia Militar, o responsável explicou que da actividade resultou a remoção de 49 armas em estado obsoleto, 71 minas anti-pessoais, 74 minas anti-tanque, três mil 244 projécteis diversos e 24.350 munições.

No período em análise, acrescentou, os sapadores se engajaram na exploração e limpeza das bermas de estradas suspeitas, onde limparam 116 mil e 560 metros em diversos pontos desta região.

Durante as operações, a repartição de especialistas de Engenharia e Infra-estrutura da Região Militar Leste (compreende as provinciais do Moxico, Lunda Sul e Lunda Norte), registou 17 feridos e seis mortos, vítimas de acidentes com engenhos explosivos.

Garantiu que a repartição que dirige possui meios técnicos suficientes para permitir a continuidade dos trabalhos de modo a transformar as terras minadas em campos cultiváveis.

A acção permite o retorno da estabilidade, segurança das comunidades, traduzida na livre circulação de pessoas e bens, alargamento da rede habitacional, educacional e sanitária, bem como a prossecução de projectos de investimento em áreas de desenvolvimento, apontou o tenente coronel Armando Ngóia.

O encontro, que teve a duração de três dias, visou, entre outros assuntos, consolidar os conhecimentos teóricos e práticos dos especialistas de engenharia das subunidades da Região Militar Leste, bem como balancear as actividades desenvolvidas em 2012 e perspectivar outras para o ano em curso.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Enviar um comentário