quarta-feira, 22 de maio de 2013

Esta manhã, Samakuva falou das dinâmicas de estabilidade e governação em Angola



O líder da UNITA, Isaías Samakuva com o activista cívico, Carlos Lopes

Fonte: drowski3.blogspot.com

O Presidente do maior partido político da oposição angolana, Isaías Samakuva, foi nesta manhã o orador convidado numa conferência sobre as dinâmicas de estabilidade e governação em Angola.

A conferência foi organizada pelo Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto na Faculdade de Letras da mesma instituição às 10h30.

O activista cívico, Carlos Lopes participou e fez o seguinte reparo:

“O Presidente da UNITA esteve hoje a fazer uma conferência na Faculdade de Letras do Porto e na parte final, no período de perguntas e respostas fiz duas perguntas ao Dr. Isaías Samakuva: a primeira, se pretendia continuar o diálogo, com os “reais” Partidos da Oposição Angolana, durante todo o tempo, ou apenas nos períodos eleitorais, tendo o mesmo respondido, que a UNITA sempre apostou nesse diálogo com os outros Partidos, não apenas no período eleitoral.

Fiz questão de esclarecer o Presidente da UNITA, que a postura do Bloco Democrático é semelhante à da UNITA, pelo que, deve-se encetar esforços para alcançar um entendimento entre os Partidos da Oposição, tendo como horizonte os desafios eleitorais que se aproximam. 

A segunda questão que coloquei ao Dr. Samakuva, foi sobre o «gradualismo» que se pretende implantar em relação as Autarquias e as possíveis alterações a Constituição em 2015, quer em relação ao Poder Autárquico, quer em matéria dos Direitos dos cidadãos, nomeadamente ao Direito de Manifestação.

O Presidente da UNITA foi firme nas respostas, dizendo que as Autarquias devem ser implantadas de uma só vez, sem prévias seleções de Municípios e que estarão atentos a possíveis modificações Constitucionais, com especial atenção, em relação aos Direitos dos cidadãos Angolanos, não permitindo restrições nesta área. O Presidente da UNITA regressa hoje a noite à Angola,” afirmou Carlos Lopes.

A comitiva de Samakuva num dos encontros em Portugal
Nesta tarde, o líder da UNITA realizará uma visita ao norte de Portugal onde será recebido na Câmara Municipal de Baião, pelo seu Presidente, José Luís Carneiro para aprofundar os conhecimentos do funcionamento do poder autárquico.

Em Portugal, termina o périplo internacional do líder da UNITA, depois das passagens que fez pelos Estados Unidos da América, Inglaterra, Alemanha, Bélgica e Espanha.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Enviar um comentário