quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

MAPTSS prioriza implementação de políticas de emprego virada à juventude



Fonte: Angop - 22 Janeiro de 2015

Caxito - O ministro da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, António Pitra Neto, disse nesta quinta-feira, em Caxito, província do Bengo, que o seu pelouro vai implementar políticas activas de emprego para a juventude, de forma a retirar muitos deles do desemprego.

Segundo o governante, que falava na abertura do Conselho Consultivo do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), frisou que estas políticas visam sobretudo colocar a juventude em sectores primários e secundários da economia, envolvendo operadores económicos privados.

Consta igualmente do programa para o ano em curso a dinamização de projectos de empreendedorismo para alunos e estudantes finalistas, mulheres e jovens nas comunidades suburbanas e rurais, assim como para cidadãos com necessidades especiais.

Em 2015, o MAPTSS pretende a elevação da qualidade e expansão da formação profissional, com prioridade para as actividades que se relacionam com o aumento da acção formativa no capítulo da capacitação contínua da mão-de-obra nacional, com maior realce as zonas rurais e o alargamento da participação de entidades privadas nas actividades de formação profissional, com recurso ao estabelecimento de protocolos de cooperação.

“A reforma e modernização da Administração Pública deverá aplicar tarefas relacionadas com a formação e capacitação de dirigentes e quadros da função pública, com racionalização e poupança no funcionamento e actividades dos serviços e com a desburocratização e simplificação administrativa, para o seu bom funcionamento”, explicou o governante.    

O ministro revelou que no decorrer do ano serão instaladas em todas as estruturas da rede do Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC) unidades de intermediação de mão-de-obra, como ferramenta digital de apoio, sobretudo, à gestão da mobilidade geográfica na procura, oferta e colocação dos candidatos ao emprego, em especial para os jovens recém-formados e demais cidadãos interessados.

No terceiro trimestre entrará em funcionamento a unidade de formação em gestão e negócios da Escola Nacional de Administração (ENAD), para a capacitação de quadros seniores e especialistas nacionais do sector empresarial público e privado.

Serão criadas condições para constituir-se em incubadora virtual de empresas para apoio a estudantes e alunos finalistas na definição e estruturação do próprio negócio, alicerçados no domínio do saber, cuja importância e permanência para os objectivos nacionais de crescimento e desenvolvimento se reconhecem prioritários.

Pitra Neto fez saber que as áreas periféricas das cidades e nas zonas rurais deverá dedicar maior atenção à execução das tarefas ligadas aos projectos Pró-trabalho, Programa avanço, Empreendedorismo nas escolas Rurais de capacitação e ofícios cidadelas Jovens de sucesso.

No encontro, os participantes analisam o relatório de balanço das actividades desenvolvidas e do plano de acções para o ano 2015, as tarefas realizadas pelos órgãos centrais desconcentrados e tutelados nos domínios da administração do trabalho, administração pública e segurança social.

À margem do Conselho Consultivo, o ministro da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Pitra Neto, inaugurou a unidade de soldadura do Centro de Formação Profissional de Caxito.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Enviar um comentário