sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Grupos carnavalescos de Luanda deverão interpretar canções ao vivo a partir de 2016



Fonte: Angop – 23 Janeiro 2015

Luanda-As canções dos grupos carnavalescos, nos três escalões, a nível de Luanda, deixarão de ser interpretadas em playback, passando a serem cantadas ao vivo a partir de 2016, segundo o coordenador executivo da comissão do Carnaval da capital angolana, Manuel Sebastião.

Em declarações à Angop, o responsável não avançou as razões desta inovação, mas recordou que na era colonial e mesmos depois da Independência Nacional os grupos interpretavam as canções ao vivo.

Avançou que uma música ou canção interpretada ao vivo cria mais emoção em  quem assiste e nos interpretes.

 O playback (palavra inglesa) utilizada para descrever o processo de sonorização que utiliza uma gravação prévia de trilha sonora (diálogo, música, acompanhamento entre outros). O playback costuma ser utilizado em shows, apresentações ou até mesmo como guia para uma outra gravação.

Estão inscritos, até ao momento, em Luanda,  14 grupos para a classe A e igual número para a classe B, e 12 infantis.

Na presente edição será homenageado o grupo carnavalesco União Tonesa do Cazenga, um dos mais tradicionais da festa do Carnaval na província de Luanda.

A festa do Entrudo inicia no dia 13 com bailes, dia 14 com o desfile infantil, a 15 da classe B e a 17 o da categoria A.























Nova Marginal de Luanda com novo cenário

Luanda- A Nova Marginal, localizada na comuna da Kinanga, no distrito urbano da Ingombota, em Luanda, vai apresentar um novo cenário para o publico assistente da presente edição do Carnaval.

O local onde são, habitualmente, montadas as  arquibancadas para o público, com cerca de um hectare, mereceu uma requalificação de luxo, com o desaparecimento do bairro “ Favela”.

O novo cenário está completamente diferente, sendo que as arquibancadas estão a ser  montadas num piso composto de pedras de mármore do chicuatiti, no meio de palmeiras e jardins.

Para o público serão montadas sete arquibancadas, algumas das quais sob gerência de  empresas privadas, como bancos, de telefonia móvel e as Organizações Bento Kangamba,  com atendimento personalizado e montados mais de 10 banheiros móveis.  

Quanto as bancadas opostas ( destinadas as entidades), a empresa contratada vai montar palas gigantes com aproximadamente dez metros de altura, que vão atravessar a pista até as arquibancadas do público.

Para os diferentes órgãos de comunicação social  está reservado um espaço de 10 metros de cumprimento e cerca de quatro de largura, para acomodação e instalação dos equipamentos de reportagem e transmissão.

A organização criou três parques de estacionamento nos arredores, onde  está garantida a segurança das viaturas por parte da Polícia Nacional e os espectadores serão transportados por autocarros até as proximidades da Nova Marginal.

A organização está a caprichar igualmente na iluminação, colocando luzes brancas e de cores e efeitos ao longo da pista, enquanto que os Serviços de Emergências Médica vai montar dois hospitais de campanha.

Por outro lado, está projectado a instalação de duas feiras de alimentação, em dois pontos paralelos à pista do norte a sul para quem vem da Ilha do Cabo em direcção ao distrito urbano da Samba.

A Polícia Nacional tem garantido também a ordem pública e de trânsito, com postos nas principais via de acesso, patrulhamento constante, enquanto os bombeiros também  estarão em prontidão.

A Epal, Edel e Elisal, com o apoio de outras operadoras privadas, prontificaram em executarem com rigor a sua actividade.

No dia 14 de Fevereiro será a vez do desfile infantil, a 15 da classe B e a 17 o da categoria A.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Enviar um comentário