terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Diamantes: Executivo quer descobrir novas zonas


20-01-2015 | Fonte: JA
Angola quer trabalhar na prospecção diamantífera de modo a descobrir novos focos de kimberlitos no país, disse em Luanda o presidente do conselho de administração da Endiama, António Carlos Sumbula.

Ao discursar na cerimónia que marcou os 34 nos de existência da empresa pública, Carlos Sumbula explicou que foram feitos estudos que concluíram que  90 por cento dos kimberlitos se encontram no subsolo angolano e que os diamantes explorados ao longo dos últimos 100 anos representam apenas uma pequena parte do que é explorado.

Carlos Sumbula sublinhou que chegou o momento do país se lançar numa acção prospectiva para a descoberta dos kimberlitos, cuja existência está confirmada. “Olhando para o mundo, nós constatamos que as reservas diamantíferas estão a esgotar-se. Mas, no nosso caso, é como se estivéssemos no início”, referiu o presidente do conselho de administração  da Endiama, acrescentando que o Executivo tem estado a encontrar indicadores “muito animadores”, que garantem, num curto espaço de tempo, encontrar novos kimberlitos. Para o sucesso deste projecto, o ministro da Geologia e Minas, Francisco Queiroz, anunciou para este ano a criação do Fundo de Investimento Mineiro, para apoiar as empresas de pequeno e médio porte a obterem mais-valias com recursos provenientes deste sector. 

O ministro Francisco Queirós referiu que o Ministério da Geologia e Minas está a desenvolver contactos com empresas nacionais e estrangeiras do sector, para a constituição do Fundo. 

“O Ministério da Geologia e Minas continua empenhado na criação de instrumentos de fomento e financiamento de projectos mineiros por empresários nacionais”, disse o ministro. Foram já encetados contactos e reuniões com operadores financeiros nacionais e estrangeiro,s para a constituição do fundos de investimento mineiro, que vão permitir que empresas pequenas e médias apliquem as suas poupanças nos fundos e obtenham mais-valias provenientes de investimentos mineiros.

Investidores estrangeiros

Francisco Queiroz informou também que “há cada vez mais uma grande vontade dos investidores estrangeiros em aplicar os seus capitais no sector mineiro angolano, com realce para os minerais estratégicos”. 

De Janeiro a Novembro de 2014, foram aprovados 22 processos de solicitação de outorga de direitos mineiros, dos quais 11 correspondem a minerais estratégicos e outros 11 a rochas ornamentais e minerais para construção civil, referiu. 

A pesquisa para determinar o potencial mineiro da região sul e sudeste do país está sob a responsabilidade do consórcio formado pelo Instituto Geológico e Mineiro de Espanha, o Laboratório Nacional de Energia e Geologia de Portugal e a empresa de assistência técnica integral Impulso Industrial Alternativo (com sede na Astúrias).

Lapidação de diamantes

Carlos Sumbula  aproveitou a ocasião para anunciar a reabertura da fábrica de Lapidação de diamantes e do Hotel Diamante, a 4 de Fevereiro próximo. A fábrica vai reabrir com uma componente dedicada ao fabrico de jóias. Tem um significado importante, na medida em que, com mais este serviço, a Endiama aumenta o leque das suas actividades.

O presidente da Endiama apelou aos artistas angolanos para a criação de desenhos, com o objectivo de serem utilizados no fabrico das jóias.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Enviar um comentário