segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Começam hoje as inscrições



Fonte: Jornal de Angola - 4 de Janeiro de 2015

As inscrições de estudantes candidatos ao ensino superior começam hoje, 5 de Janeiro e terminam no dia 24, segundo o calendário do ano académico 2015, que anuncia para o dia 2 de Março o início efectivo das aulas.

A afixação das listas vai de decorrer de 26 a 31 de Janeiro, enquanto os exames de admissão são feitos de 2 a 7 de Fevereiro. De 9 a 14 de Fevereiro é feita a correcção das provas e realizam-se os exames da época especial.

No período de 16 a 21 de Fevereiro são publicados os resultados dos exames de admissão e a matrícula dos candidatos aprovados. O período de confirmação de matrículas dos antigos estudantes vai de 19 a 31 de Janeiro. O primeiro semestre do ano lectivo de 2015 decorre de 2 de Março a 20 de Junho. De 6 a 18 de Abril realiza-se a primeira prova de frequência.

As segundas provas de frequência realizam-se de 25 de Maio a 6 de Junho. De 22 de Junho a 11 de Julho os alunos do Ensino Superior efectuam os exames da época normal do primeiro semestre (três semanas) de 22 de Junho a 11 de Julho. Neste período são também publicados os resultados.

Os exames da época de recurso realizam-se de 13 a 18 de Julho. A primeira pausa lectiva e publicação dos resultados dos exames da época de recurso estão marcadas para o período de 20 a 25 de Julho. O início do segundo semestre tem lugar de 27 de Julho a 1 de Agosto, com as inscrições (confirmação das disciplinas semestrais), publicação de listas e horários do segundo semestre, cujas aulas vão de 3 de Agosto a 21 de Novembro. Inclui a avaliação contínua.

O período de 7 a 19 de Setembro está marcado para a primeira prova de frequência e de 12 a 24 de Outubro decorrem as provas de frequência para cadeiras com uma única prova de frequência. De 26 de Outubro a 7 de Novembro decorrem as segundas provas de frequência, enquanto no período de 23 de Novembro a 12 de Dezembro são feitos os exames da época normal do segundo semestre (três semanas) e publicação dos resultados.

Calendário académico

De 14 a 23 de Dezembro têm lugar os exames de recurso (uma semana) e publicação dos resultados. De 24 de Dezembro de 2015 a 23 de Janeiro de 2016, os docentes gozam férias (quatro semanas). O calendário do Ano Académico é um dos instrumentos reguladores e estruturantes de todas as actividades das Instituições de Ensino Superior. O mesmo estabelece os períodos das acções de preparação do Ano Académico, a data de abertura, definição dos períodos lectivos, as pausas, os períodos de avaliação e as férias anuais.

O calendário é um elemento importante em toda a actividade do Ensino Superior, pois evita a desarmonia, a desarticulação e que cada curso, unidade orgânica ou instituição funcione a um ritmo, que não leve em conta o ritmo dos restantes elementos do sistema.

O Ensino Superior é monitorizado pelo órgão de tutela e nas unidades orgânicas pelos órgãos de gestão. O calendário obedece a vários pressupostos, como a preservação do tempo suficiente para as actividades lectivas, redução do intervalo de tempo entre o início das aulas no ensino primário e secundário e o início das aulas no Ensino Superior, aproximação do calendário do Ano Académico Nacional ao calendário do Ano Académico da SADC.

Provas de exame

Também atende à conclusão das provas de exame da época normal e das provas da época de recursos antes da quadra festiva. O Calendário do Ano Académico de 2015 determina o início do Ano Académico na primeira semana de Março de 2015 e o término na quarta semana de Dezembro de 2015.

Os meses de Janeiro e Fevereiro são consagrados à preparação e realização dos exames de admissão e matrículas. Entre os dois semestres há um intervalo. Cada semestre tem 16 semanas lectivas, excluindo o período de pausas e de exames.

O período de 24 de Dezembro de 2015 a 23 de Janeiro de 2016 é reservado às férias anuais dos docentes.

Os trabalhadores administrativos e os técnicos de apoio gozam a sua licença disciplinar ao longo do ano civil sem prejuízo das actividades.

←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Enviar um comentário