terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Vendas de rochas ornamentais para o exterior rendem a Angola 8,3 milhões de dólares




Fonte: Lusa - 23 de Dezembro de 2014

O ministro da Geologia e Minas de Angola disse hoje em Luanda que as vendas das rochas ornamentais ao exterior atingiram o valor de 8,3 milhões de dólares (6,5 milhões de euros).

Francisco Queiroz, que procedia ao balanço anual das atividades do setor, disse que as receitas são referentes até novembro passado e a uma produção total de 48.016 metros cúbicos, representando cerca de 94% da meta anual.

Segundo ministro, com a entrada em vigor do decreto presidencial, que obriga o consumo interno de rochas ornamentais, nas obras financiadas pelo Estado, no próximo ano a produção destes minerais poderão aumentar substancialmente.

O titular da pasta da Geologia e Minas referiu também que a exploração de minerais para a construção civil excedeu as metas preconizadas para este ano do Plano Nacional de Desenvolvimento, graças ao novo sistema de acompanhamento e fiscalização da atividade.

"Apesar de exceder largamente as metas, estes dados ainda não refletem a real quantidade de inertes explorados e comercializados no nosso país. Continuaremos a trabalhar para garantir o controlo e fiscalização completos da atividade nesse subsetor", acrescentou o ministro.

No capítulo do licenciamento de concessões mineiras, Francisco Queirós disse que continuam os esforços de promoção da transparência no processo de licenciamento, reorganização, melhoria do licenciamento e do cadastro georreferenciado das atividades de pesquisa, prospeção e exploração dos recursos minerais do país.

De janeiro a novembro deste ano, foram aprovados 22 processos de solicitações de outorga de direitos mineiros, dos quais 11 correspondem a minerais estratégicos e outros 11 a rochas ornamentais e a minerais para a construção civil.

"O total de investimento em minerais estratégicos é de mais de 600 milhões de dólares (490,5 milhões de euros), enquanto que o dinheiro investido em minerais para a construção civil ronda os 80 milhões de dólares (65,4 milhões de euros)", apontou o ministro.

Em 2014, i setor da geologia e minas gerou 978 novos postos de trabalho, tendo alcançado o número de 18.885 empregos, contra os 17.907 do ano passado.

Angola iniciou este ano o levantamento aerogeofisicos para a identificação das suas zonas minerais geológicas, tendo até à presente data sido sobrevoado 361.604 quilómetros lineares e concluídos três blocos.

Os resultados preliminares serão divulgados nos primeiros seis meses de 2015, para dar lugar aos levantamentos aéreos intensivos e à recolha de amostras para tratamento laboratorial, devendo as primeiras informações científicas surgirem até ao final do próximo ano.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Enviar um comentário