segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

A rainha da beleza é da Huíla




Fonte: Jornal de Angola – 22 de Dezembro, 2014

Charme e inteligência foram os atributos que levaram Witney Shikongo, da província da Huíla, a conquistar em Luanda a coroa de Miss Angola 2015.

A mulher mais bela entre as 25 concorrentes das 18 províncias do país e da diáspora, substitui Zuleica Wilson, Miss Angola 2014.

O júri este ano teve grande dificuldade para escolher uma das 25 belas jovens que desfilaram. Todas são elegantes, bonitas, dançam bem e irradiam simpatia. Mas como foi preciso escolher a mais bela entre as beldades, a menina da Huíla foi a eleita. A coroa fica-lhe bem e o público presente esteve em sintonia com os jurados, o que nem sempre acontece.

Witney Shikongo veio dos Gambos, terra de grandes planícies e belezas naturais ímpares, para se sentar no trono de rainha de beleza. O seu reinado dura um ano. A futura representante de Angola no Miss Universo tem 19 anos e é estudante da 11ª classe, no Curso de Ciências Humanas.

A menina da Huíla foi a mais bela entre as 25 concorrentes porque é bonita  e elegante. Mas além da coroa de Miss Angola ficou também com o título de Miss Simpatia.

A jovem estudante que veio dos Gambos foi igualmente a beldades mais simpática. É muita qualidade concentrada numa concorrente.  Durante a gala de eleição, foram também eleitas a Primeira Dama de Honor Andreia Dias, e a Segunda  Dama de Honor, Miriam Rodrigues (19 anos, Reino Unido). O título de Miss Fotogenia coube à concorrente Tânia José (Miss Namibe).

A gala de eleição teve a presença do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, e da Primeira-Dama, Ana Paula dos Santos.

O espectáculo decorreu em Belas durante quase três horas e foi emitido em directo pela TPA e o canal privado Zimbo. O público rendeu-se à organização, melhor do que nunca, e ao cenário de beleza e elegância. Entre as personalidades presentes estava o Presidente José Eduardo dos Santos.

A seu lado, a Primeira-Damada República, madrinha do Comité Miss Angola e a grande impulsionadora dos concursos de beleza em Angola, que já deram uma Miss Universo, a benguelense Leila Lopes.

José Eduardo dos Santos e Ana Paula dos Santos aplaudiram as 25 concorrentes, que  enfrentaram as luzes da ribalta com os habituais trajes tradicionais, fatos de banho e trajes de gala. Desfilaram com elegância e segurança.

Mas foi por altura da última e decisiva parte do concurso, cultura geral, que as concorrentes  mostraram estar a par de tudo sobre o perfil da mulher rural. Witney Shikongo é oriunda do mundo rural.

Os Gambos são território importante do interior da Huíla, terra de agricultores e pastores.A eleição da huilana Witney Houston de Abreu Shikongo, a Miss Angola 2015, está a ser efusivamente comemorada na cidade do Lubango por populares, amigos e familiares, já que é também a Miss Huíla em título, eleita em Agosto último.

Em declarações à imprensa, os munícipes comungam da opinião que a representante huilana mereceu o título.

Juelma Cunha, directora de cenários do Comité Miss Huíla, considerou que esta eleição é resultado do trabalho que a organização provincial vem fazendo. Este prémio indica que algumas opiniões que estiveram contra a eleição de Witney no Lubango, estavam erradas.

A prima da Miss Angola eleita, Zuleika de Abreu, afirmou que é uma alegria enorme, porque a Witney tem origens muito humildes e tornou-se por isso numa jovem especial.

A família reuniu-se em casa de um dos avós e o grito da consagração ecoou por toda a Huíla. A festa durou noite a dentro.

Vilma Lopes, actual Miss Lubango e colega de turma  de Miss Angola na escola secundária do Lubango, na Huíla, afirmou que esta é uma vitória de todas mulheres huilanas e que nunca duvidou das potencialidades da amiga.

Esta é a segunda vez que uma huilana é eleita Miss Angola, depois de Stiviandra de Oliveira, em Dezembro de 2005.

←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Enviar um comentário