segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Angola: Jornalistas autorizados a deixarem o país


 jornalista José Gama
Fonte: VoA

Governo muda novamente de posição na sua investigação a jornalistas do Club K


As autoridades angolanas mudaram novamente de posição e autorizaram dois jornalistas a deixarem o país.

Os dois estão a ser alvo de investigações por parte da Procuradoria e anteriormente tinham já sido proíbidos de deixarem o país. A proibição foi levantada para depois ser novamente aplicada.

O advogado do processo, David Mendes,   disse   que conseguiu convencer a Procuradoria Geral da República (PGR ) de que a acusação que  pesa sobre os dois profissionais  não os  impede   de  sair do país.

Com base nesta nova decisão judicial, José Gama já se encontra em Lisboa desde este fim-de-semana  e Lucas Pedro deverá fazê-lo nas próximas horas.

David Mendes disse que  os  dois colaboradores do portal Club-k  estarão disponíveis para  novas notificação, sobre o processo de  investigação  em curso na PGR,  independentemente  do país onde se encontrarem.

“Se houver alguma necessidade de vierem para Angola, nós entraremos em contacto  com eles”, disse.

Lucas Pedro e José Gama estão a ser investigados  pela PGR com base numa queixa apresentada pelo Procurador Geral da República,  João Maria de Sousa,  e por outras entidades angolanas  que os acusam  de terem praticado crimes  de difamação e calúnia e de abuso da liberdade de imprensa .

As queixas têm haver com  matérias jornalistas publicadas no Club-k.net , muitas delas retomadas de outras publicações nacionais e estrangeiras.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Enviar um comentário