quinta-feira, 6 de junho de 2013

Organizações petiçionam a PGR em apoio ao jornalista Rafael Marques




Por Maka Angola , junho 6, 2013

Representantes de mais de uma dúzia de organizações nacionais e internacionais endereçaram hoje ao Procurador-Geral da República, General João Maria Moreira de Sousa, uma petição de apoio ao jornalista e activista dos direitos humanos Rafael Marques de Morais. 

A petição expressa preocupação com as recentes acções judiciais contra o jornalista, em Angola e Portugal, por difamação e injúria por causa do seu livro Diamantes de Sangue: Tortura e Corrupção em Angola, publicado em Portugal, em 2011. O livro documenta casos de homicídio e tortura contra os habitantes na região diamantífera da região das Lundas. Os queixosos são empresários civis, parceiros de negócios de generais angolanos, que são responsabilizados pelos crimes descritos no livro.

Segundo os peticionários, as acusações de difamação e injúria contra o Sr. Marques de Morais, são politicamente motivadas. Os signatários advogam que o processo de investigação tem sido caracterizado por várias irregularidades, incluindo a ameaça contra “o princípio da dupla incriminação”, pelo facto do jornalista ser alvo de procedimentos legais, sobre o mesmo caso, em duas jurisdições diferentes, em Portugal e Angola.

Lembram ainda que o Comité de Direitos Humanos das Nações Unidas condenou, em 2005, o Estado angolano a pagar uma indemnização ao jornalista, depois de este ter sido condenado a seis meses de prisão e sentenciado a pagar uma indemnização por difamação contra o Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos. Até à presente data, passados oito anos, o governo angolano recusa-se a cumprir com a decisão internacional de pagar a indemnização devida ao jornalista.

A petição apela ao arquivamento das acusações e ao encerramento do processo contra o jornalista.

Pode encontrar a petição aqui.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Enviar um comentário