sexta-feira, 7 de junho de 2013

José Eduardo dos Santos quis "branquear" governação e "melhorar imagem", diz Bloco Democrático




Fonte: Lusa

Luanda - O presidente do Bloco Democrático (BD), Justino Pinto de Andrade, considerou que a entrevista de José Eduardo dos Santos hoje à SIC visou "branquear os atos da governação" e que o chefe de Estado angolano "tentou melhorar a imagem".

"No entanto, a montanha pariu um rato, apesar de se perceber que não se tratou de uma entrevista mas de uma montagem mediática, em que o jornalista não se coibiu de patentear a sua conivência com o entrevistado, o que pressupõe que houve toda uma preparação dessa campanha de imagem", acrescentou.
 
Para o BD, formação partidária herdeira da Frente para a Democracia, José Eduardo dos Santos, ao abordar a reconciliação nacional, "manteve-se nos parâmetros da paz militar", desvalorizando a "permanente tensão a que estão sujeitas as forças da oposição".

Esta tensão, prosseguiu Justino Pinto de Andrade, é marcada por "intensa intolerância, incluindo assassínios políticos não investigados, a manipulação das forças da sociedade civil, a limitação das liberdades de expressão, a ausência de pluralismo, situações que retratam a condição de Partido-Estado a que o país está sujeito".

"Contrariamente ao que José Eduardo dos Santos afirmou, Angola não tem qualquer desenvolvimento. O mero crescimento económico que se observa no país não tem tido o devido reflexo na sociedade, pois acentua-se de facto o fosso entre ricos e pobres", disse.

Justino Pinto de Andrade adiantou que do "ponto de vista económico, Angola está refém da monoprodução petrolífera, contra a diversificação desejada, grassa o desperdício em obras públicas sem qualificação, não existe uma cadeia de sustentabilidade produtiva".

Angola, acusou o líder do BD, "não tem segurança alimentar, nem um sistema nacional de saúde, nem sequer consegue fornecer água e energia de forma regular aos cidadãos".

Sobre a sucessão de José Eduardo dos Santos, um tema que o BD antecipava "interessante", Justino Pinto de Andrade conclui que o Presidente angolano "não disse nada de útil".

"Na verdade, afirmou que a questão tem sido discutida no interior do seu partido e que se resolve com uma primeira manobra (as palavras são suas) que é a sucessão do presidente do seu partido, mas acrescentou que nunca pensou no que vai fazer depois de sair de Presidente. O que quer dizer, para bom entendedor, que nunca colocou a hipótese de vir a ser substituído no poder", acentuou.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Enviar um comentário