quinta-feira, 20 de junho de 2013

Excluindo os jovens manifestantes, Zé Dú encontra-se com a juventude partidária nesta sexta-feira



Fonte: Club-k.net

Lisboa – O Presidente da República, José Eduardo dos Santos marcou na sua agenda uma reunião com cerca de 30 representantes de varias organizações juvenis de partidos políticos e cívicas de Angola.
O encontro marcado para as 11h, terá  lugar na cidade alta  estimando   como convidados de realce, os  lideres juvenis  de formações partidárias como  UNITA, CASA-CE, PRS e FNLA, a quem  foram endereçados os convites.

A Juventude do Bloco Democrático e os integrantes do “Movimento Revolucionário” notabilizados por promoverem manifestações contra o regime do Presidente Eduardo dos Santos foram excluídos da listas de convidados.

Faz parte da agenda do encontro presidencial, a leitura da intervenção de alguns representantes de organizações juvenis. Nesta quarta-feira (19), Claudio Aguiar, Presidente do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), organização que tem a paternidade da iniciativa do encontro, solicitou copia das intervenções que poderão lidas, a fim de analisar o seu conteúdo.    Alguns dos intervenientes rejeitaram submeter os seus discursos por considerarem um acto inaceitável

O referido encontro ainda não foi objecto de anuncio na imprensa estatal angolana porem, há analises nos bastidores do regime, apontando que a disponibilidade de José Eduardo dos Santos é sinônima de “reconciliação com a juventude”. Nos últimos anos o regime de JES foi condenado pelas organizações dos direitos humanos nacionais e internacionais por ter usado violência como solução para por termos os protestos da juventude, a quem o mesmo considera como “frustrada”.

Não há informações de que JES encare o encontro como uma forma de se reconciliar com os jovens a quem o seu regime tem violentado ou se encara o assunto para fins de marketing.  Sabe-se porem, que o encontro com os jovens não partiu de si.

De acordo com conhecimento, a paternidade sobre a idéia de juntar JES com os jovens partiu de Bento Raimundo, o deputado do MPLA e Presidente da interventiva AJAPRAZ. Raimundo que se encontra de férias em Portugal, elaborou o projecto e entregou ao Presidente do CNJ, Claudio Aguiar para que este e a sua direção subscrevessem e remetesse junto ao gabinete presidencial, como proposta.

Por sua vez, o general Manuel Hélder Vieira Dias Júnior “Kopelipa”, chefe da casa de segurança do Presidente da República, ao tomar conhecimento da proposta convocou o líder do CNJ, a fim de melhor entendimento do assunto.   Aquele oficial do gabinete presidencial deu “luz verde” dando lugar ao encontro de amanha.

Juventude da UNITA ausente do encontro

Há indicações que a JURA, juventude da UNITA poderá se ausentar no encontro devido a motivos burocráticos interno.  O Secretariado Geral do Partido do “Galo Negro” indicou Navita Ngola, Secretaria Geral da juventude daquele partido para se fazer presente em detrimento do líder da organização Mfuka Muzemba, que se encontra num quadro de hostiliazação interna.  Entretanto, Claudio Aguiar, comunicou que não poderão aceitar outra figura tendo em conta que os convites foram personalizados ao lideres das organizações convidadas.

JFNLA ausente

O Líder da juventude da FNLA, Daniel Afonso não ira fazer-se presente ao encontro com o chefe de estado angolano que decorre na cidade alta por o mesmo encontrar-se fora do país.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Enviar um comentário