quarta-feira, 5 de junho de 2013

Bloco Democratico diz que o actual Executivo é incapaz de manter um clima de paz social em Angola




http://www.portaldeangola.com/wp-content/uploads/2013/05/bandeira-3.jpg
COMUNICADO

1. O BD – Bloco Democratico - deplora o crescendo do ciclo de violência que se observa no país. No curto espaço de uma semana, e sem ser exaustivo, um crime fatal de estímulo político registado no Huambo, tendo por vítima um membro da Unita, sucedeu-se um outro crime, supostamente praticado por bandos armados, de que resultou a morte de 3 polícias e, de seguida, o assassinato gratuito e a sangue-frio de dois dirigentes muncipais da Unita, envolvendo lideranças policiais. Sem que o choque social tenha sido superado com a morte precoce de Valério, eis que um cenário idêntico de crime encomendado com instintos de malvadez ganha a cena do crime e volta a instalar a revolta e a indignação na sociedade, com a morte dum quadro da Banca, Bárbara Sá Nogueira. Em simultâneo com esta ocorrência há noticias segundo as quais um jovem de 25 anos terá sucumbido e mais 6 pessoas aquando e na sequência do derrube violento por forças policiais e militares da UGP de 5.000 casas, em Luanda, na zona da Chicala em Luanda. Por pouco, não se observaram mortes na repressão levada a cabo aos manifestantes do 27 de Maio, onde patentes policiais exerceram directamente a violência sobre os jovens revús.

2. O BD ao analisar a instabilidade que se radica inexoravelmente no país identifica a incapacidade do actual Executivo em manter um clima de paz social em Angola, diagnostica a tendência para o crime político manipulado, tentando fazer coincidir as zonas de conflito social agudo, como o que ocorre no Bairro Paraíso no Cacuaco, com o crime banal e político e conotando tais situações com eventuais pronunciamentos da oposição. O BD, nota a desorientação das instituições políticas, policiais e judiciais e a pretensão do poder político em criar o pânico entre a população, com vista a prepará-la para futuras acções de violência e descrédito da oposição. Declara, pois, o Bloco que a violência institucionalizada é a mais perigosa!

3. O BD – Bloco Democrático – deplora o assassinato dos membros da Unita, endereçando a este partido e as famílias enlutadas a sua profunda mágoa e pesar. Afirma que tal acto é uma afronta ao processo democrático e a oposição no seu conjunto. Deplora igualmente e endereça a Corporação Policial e familias enlutadas os sentidos pêsames pelo assassinato dos 3 polícias no Bairro do Paraíso em Cacuaco e exige para ambos os casos uma rigorosa investigação com resultados publicados e consequências para os seus culpados.

4. O BD denuncia a política de terra queimada e desumana contra os moradores da Chicala, alguns dos quais aí residentes há 25 anos, outros regressados do Panguila onde foram forçados a residir mais de 3 familias na mesma residencia e exige o imediato levantamrnto do cerco militar e policial a comunidade para evitar mais mortes, mais desgraça, bem como a reparação imediata de todos os prejuízos, com indeminização às mortes ocorridas e a perda de infraestruturas e bens, faltas ao serviço, etc e a rápida instalação dos moradores em locais e formas decentes de acordo com suas necessidades de vida e os padrões de convivência humana.

5. O BD afirma que é hora do Governador de Luanda partir. Mais que isto é hora da política do país mudar, com um Estado amigo do seu povo, com maior sentido de responsabilidade e menos imaturidade, abertura e respeito pelos direitos humanos.

6. Por isto, o BD, conclama maior acutilância e coragem da sociedade civil, para assegurar as ténues vitórias conquistadas no processo democrático, a arriscar mais em acções visando impedir o avanço da violência institucionalizada e reclama dos partidos políticos acçoes conjugadas e firmes.

Luanda, 5 de Junho de 2013

Mudar o Futuro pela Liberdade, Modernidade e Cidadania.
O SECRETARIADO NACIONAL DO BLOCO DEMOCRATICO.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Enviar um comentário