quinta-feira, 23 de maio de 2013

Rafael Marques de Morais Alvo de Espionagem Informática




Por Maka Angola , maio 23, 2013 

O jornalista Rafael Marques de Morais, fundador do Maka Angola, tem sido alvo de vigilância electrónica nos últimos dois meses. O seu computador foi infectado com um programa informático de espionagem, o que comprometeu a segurança deste portal e causou atrasos na publicação de novos conteúdos. Pela interrupção, pedimos sinceras desculpas aos nossos leitores. 

A 13 e 14 de Maio o programador informático e especialista em hacking Jacob Appelbaum verificou o computador de Rafael Marques de Morais, em Oslo, e descobriu que um hacker havia instalado, no seu sistema operativo Mac, um software de espionagem que não era detectável com programas de anti-vírus. O acto de espionagem permitiu o furto de toda a informação contida no computador do jornalista. Por sua vez, a técnica garantiu o controlo de documentos, senhas de acesso, informações sensíveis e outros conteúdos, bem como o registo intermitente de imagens do ecrã do computador do jornalista, que eram, a posteriori enviadas para os autores da operação de espionagem.

Jacob Appelbaum identificou o autor do programa de espionagem, especificamente elaborado para o jornalista, e o servidor para onde foram inicialmente transferidos os dados recolhidos do computador. Mais adiante, o especialista rastreou endereços e informação preliminar sobre os supostos contratantes da operação.

As investigações prosseguem, com o apoio de alguns especialistas internacionais que se dedicam a contrapor as actividades de vigilância electrónica de governos autoritários e empresas contratadas para o efeito. 

No ano passado, um dos mais ricos generais-empresários de Angola, alvo de várias denúncias no Maka Angola, enviou um recado ao jornalista a prometer-lhe que o colocaria sob vigilância electrónica permanente. 

“Vamos apanhá-los”, disse Jacob Appelbaum ao Maka Angola sobre os autores do ataque e quem os patrocina.

Sobre o assunto, o fundador do Maka Angola disse apenas: “a luta continua”.

Esta não é a primeira vez que Rafael Marques de Morais é alvo de uma ofensiva informática. Em 2010, ataques coordenados, com origem em vários pontos do globo, neutralizaram o portal Maka Angola por mais de seis meses. 

O Maka Angola retomará a publicação regular de novos conteúdos tão logo tenha melhorado o sistema segurança.

Neste vídeo (em inglês, sem legendas), gravado na Noruega durante o Oslo Freedom Forum, Jacob Appelbaum discute com Rafael Marques de Morais vários aspectos da operação de espionagem informática de que o jornalista foi alvo.

Veja o video AQUI.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Enviar um comentário