Angola a favor do alargamento de membros no Conselho de Segurança

Quer o alargamento do número dos Membros Permanentes e Não-Permanentes do Conselho de Segurança

Seis criminosos conseguem escapar após assalto na Vila Alice

Polícia diz que levaram uma quantidade de dinheiro indeterminada

Fundo Soberano perdeu USD 486 milhões em dois anos

O Fundo liderado pelo filho do presidente vale hoje USD 4,56 mil milhões

Bolsa para jovens líderes africanos com inscrições abertas

Os candidatos devem ter entre 25 e 35 anos

Recarga de telemóvel reajustada à realidade económica

Saldo passará de 900 Kz a 1.250 Kz

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Prisão preventiva para suspeito de tráfico de menores Angolanos e auxílio à imigração ilegal



Homem está envolvido no tráfico de menores provenientes de Angola, com documentos falsificados.

O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa decretou a prisão preventiva de um homem suspeito de tráfico de pessoas, auxílio à imigração ilegal e falsificação de documentos. O indivíduo, estrangeiro, foi detido no domingo no Aeroporto de Lisboa quando tentava “reaver” um de três menores trazidos ilegalmente de Angola para Lisboa, com destino a Paris.

Em comunicado, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) diz que deteve no fim-de-semana dois indivíduos, com cerca de 40 anos. Um deles foi interceptado no sábado quando chegou a Lisboa proveniente de Luanda, Angola, acompanhado de dois rapazes e uma rapariga, todos menores e de origem africana, de quem o homem dizia ser “pai ou tio, consoante o caso”. Os menores tinham documentação “que se suspeita falsificada e/ou emitida de forma indevida”.

Segundo o SEF, todos tinham como destino final a capital francesa, utilizando para o efeito a rota Libreville, capital do Gabão, para Casablanca, Marrocos, e Lisboa. A este primeiro indivíduo, a polícia apreendeu uma “avultada quantia monetária e três cartões de crédito”.

O SEF apurou que o homem cobrava “vários milhares de dólares pela deslocação de cada criança”. Após ter sido ouvido em tribunal ficou sujeito à medida de coacção de Termo de Identidade e Residência e ao pagamento de 4000 euros de caução.

O suspeito que ficou nesta terça-feira em prisão preventiva foi detido no domingo. O homem deslocou-se de Paris a Lisboa com documentos “com fortes indícios de serem falsificados” e “tentou reaver um dos menores afirmando ser o seu pai biológico”.

Os menores encontram-se à guarda de instituições e foram entregues, na segunda-feira, ao Tribunal de Menores que acompanha o seu processo de acolhimento. “A investigação do SEF irá prosseguir”, conclui o texto.

Data da publicação em Publico.pt - 29/01/2014
←  Anterior Proxima  → Página inicial