Angola a favor do alargamento de membros no Conselho de Segurança

Quer o alargamento do número dos Membros Permanentes e Não-Permanentes do Conselho de Segurança

Seis criminosos conseguem escapar após assalto na Vila Alice

Polícia diz que levaram uma quantidade de dinheiro indeterminada

Fundo Soberano perdeu USD 486 milhões em dois anos

O Fundo liderado pelo filho do presidente vale hoje USD 4,56 mil milhões

Bolsa para jovens líderes africanos com inscrições abertas

Os candidatos devem ter entre 25 e 35 anos

Recarga de telemóvel reajustada à realidade económica

Saldo passará de 900 Kz a 1.250 Kz

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Quinze presos fugiram da Cadeia de Viana


Quinze presos fugiram da Cadeia de Viana
Fonte: Angop/TPA

Dezasseis presos fugiram da Cadeia de Viana, em Luanda.

Segundo um comunicado da Delegação Provincial de Luanda do Ministério do Interior, a fuga aconteceu por volta das vinte horas de segunda-feira, 24 de Junho, presumidamente motivada de uma acção combinada entre os mesmos, aproveitando-se do momento em que os guardas prisionais procediam a distribuição da última refeição do dia.

Para evitar que outros presos fugissem, accionou-se de imediato, as forças da ordem, que em perseguição, procedeu a captura de um dos integrantes. Outros quinze continuam em parte incerta.

Neste momento, a situação na Cadeia de Viana é calma e, tudo está a ser feito para se apurar as causas que estiveram na origem dos factos.

Desde já solicita-se a colaboração da população, para denunciar a localização dos presos ainda em fuga.

Luanda vai ter quatro novas cidades


Luanda vai ter quatro novas cidades

Fonte: Angop/TPA

O Ministério da Administração do Território está a estudar a possibilidade de se criarem, em breve, novas cidades, em Luanda, por formas a tornar célere a resolução dos problemas básicos dos cidadãos.

O ministro Bornito de Sousa disse que, as novas cidades vão poder surgir dos actuais municípios do Cazenga, Cacuaco, Viana e de Belas, assim como os seus respectivos distritos urbanos, estando para depois, a determinação de como é que cada uma delas irá funcionar.

A criação de novas cidades, em Luanda, acaba por permitir uma experimentação do funcionamento que ocorrerá com as autarquias.

Luanda - O ministro angolano da Administração do Território, Bornito de Sousa, aventou hoje, em Luanda, a possibilidade de se criarem, num futuro próximo, novas cidades, por forma a tornar célere a resolução dos problemas básicos dos cidadãos.

O governante prestou estas informações no final de uma reunião que manteve com o governador provincial, directores provinciais e administradores municipais, com o objectivo de partilhar reflexões sobre como serão estruturadas as várias cidades do território de Luanda e como será feita a gestão das unidades urbanas que estão a surgir.

De acordo com Bornito Sousa, as novas cidades poderão surgir dos actuais municípios do Cazenga, Cacuaco, Viana e de Belas, assim como os seus respectivos distritos urbanos, estando para depois, a determinação de como é que cada uma delas irá funcionar.

Com a criação destas novas cidades, disse o ministro, não se altera a divisão político-administrativa.

“A questão que estamos a ver está relacionada com a organização territorial interna, sobretudo, a nível de base, incluindo a participação dos próprios cidadãos, para que se possa resolver, de maneira mais célere e adequada, os seus problemas ”, esclareceu.

Disse que está neste momento em estudo um paradigma dos estatutos orgânicos dos governos provinciais, das administrações municipais e provavelmente os mesmos se estenderão para a organização das comissões administrativas das cidades.

Desta forma, acrescentou, haverá uma melhor clarificação das competências entre os governos provinciais e as cidades, sendo que os governos provinciais ficarão fundamentalmente com as competências de coordenação geral e de supervisão e as cidades terão a função de execução e de resolução dos serviços básicos e prestação dos serviços camarários.

Segundo o ministro, a criação das cidades acaba por permitir uma experimentação do funcionamento que ocorrerá com as autarquias.

Durante o encontro, os participantes estudaram a estrutura da cidade de Luanda e o funcionamento e gestão da cidade do Kilamba, que se prevê culminar com visitas às suas circunscrições.

terça-feira, 25 de junho de 2013

Emiliano Catumbela posto em liberdade



Fonte: Club-k.net

Luanda – O último membro do Movimento Revolucionário detido (na Comarca de Viana) pela polícia nacional aquando da vigília realizada no passado dia 27 de Maio do ano corrente, no Largo 1º de Maio, em Luanda, em memórias às vítimas do genocídio registada em data alusão em 1977, e de igual modo sobre o desaparecimento misterioso de Alves Kamolingue e Isaías Cassule no ano transacto, foi solto por volta de 16 horas desta terça-feira, 25.

Emiliano Catumbela, vulgarmente conhecido por Ti Creme, de 22 anos de idade, foi libertado sob condição de “liberdade sobre identidade de residência”, pela Procuradoria-geral da República junto à Direcção Nacional de Investigação Criminal (DNIC) e responderá o processo em alforria.

De recordar que num primeiro momento o jovem Emiliano Catumbela tinha sido acusado de ofensas corporais conforme visto no processo número 5618/013-02, aberto na Direcção Provincial de Investigação Criminal (DPIC).

Já num segundo momento foi mudado o número do seu processo 2176/2013 de passando a ser acusado de tentativa assassinato do Comandante da polícia no município onde aconteceu a vigília.

Notícia em actualização.
←  Anterior Proxima  → Página inicial